quinta-feira, 14 de julho de 2011


ARMADURA DE DEUS


           As armas de ataque e de defesa que ele nos confere para o combate. Essa armadura compõe-se da verdade, da retidão, do poder residente no evangelho, da fé, dos poderes inerentes a salvação, da operação intima do espírito santo, que nos conduz a direção de nossa herança, e também da palavra de deus, ou seja, sua mensagem remi dora e fortalecedora em cristo, com as suas muitas provisões.
         Essa deve ser revestida, mais ou menos como um soldado se prepara para a batalha, equipando-se com as peças de proteção e de defesa de seus equipamentos. No grego a “armadura” é tradução do termo “panoplia”, de onde vem o termo moderno “panóplia”, termo coletivo que significa “armadura” completa. Portanto, Paulo recomenda-nos aqui um completo condicionamento de profundo preparo espiritual, em nada deficientes, dando a entender que um combate vitorioso não pode ocorrer se nos contentarmos com algo menos que isso.
         Há muitos crentes mal sucedidos no mundo, ilustra o fato como não se equipam pessoalmente com todas as provisões divina que lhes são propiciadas, por motivo de preguiça, de indiferença, ou por não quererem reconhecer a seriedade da batalha e a força astuta do inimigo. no grego clássico, o termo aqui usado fala de armadura do “soldado” pesadamente armado. Sim, um crente bem-sucedido deve andar pesadamente armado, pensando nisso e que deus nos concedeu essa oportunidade de preparar essa apostila, visto que um exercito vencedor e aquele que conhece e sabe manusear as armas que estão em sua disposição, não adianta nada um soldado que sabe que em seu quartel tem armamentos poderosos se o mesmo não manifesta o desejo de uasalas ou se adquiras e não sabe manusear, sabemos pela palavra de deus que temos armas de defesa e de ataque, e que são poderosíssimas, mas porque muitos não conseguem vencer? a bíblia diz que somos mais do que vencedores, precisamos entender o que Deus esta dizendo e quem são os vencedores, nesse estudo iremos aprender a usar as armas oferecidas por deus, e com certeza estaremos prontos para vencermos em o nome de Jesus as batalhas que nos forem apresentadas, um bom estudo Deus irá falar ao seu coração esse é o meu desejo







AS ARMAS ANTIGAS

         
              A armadura inteira consistia de escudo, espada lança e capacete, e armadura das pernas (que cobria das cochas até os joelhos). O soldado romano está provavelmente em vista aqui. Paulo era homem intensamente viajado pelo império romano, tendo sido encarcerado e solto por muitas vezes. Os museus modernos contem exemplares dessa armadura. o apóstolo acrescenta aqui o cinturão e a espada em sua lista; e apesar desses dois objeto não fazerem parte da armadura, eram necessários para o soldado antigo. Muito apropriado para o propósito de ilustrar o equipamento espiritual necessário para derrotar o mal. Em seguida iremos fazer uma descrição da armadura antiga.




ARMAS DE DEFESA






ZOMA OU “CINTURÃO”


:              
                Posto em torno da cintura, útil para apertar a armadura em volta do corpo, mas também pra sustentar as adagas, as espadas curtas ou quaisquer outras armas que ali pudessem ser penduradas.






THORAKS, PEITORAL OU “COURAÇA


      Que consistia de duas partes, chamadas “asas” uma delas cobriam a região inteira do peito, a parte frontal do tórax, protegendo os órgãos principais da vida, ali contidos. e a outra parte cobria cobria uma parte das costas.


KNEMIDES AS GREVAS OU “CALÇADO”


        Que serviam para proteger as canelas, isto é dos joelhos para baixo, e com e com freqüência com uma extensão de couro que protegia os pés.


“O ESCUDO”


       O apóstolo Paulo usa vários   tipos  de escudo para simbolizar a fé. havia varias  formas e escudo de diferentes tipos de materiais, escolhemos dois que consideramos mais importante e que representa bem a fé nos dias atuais que são o aspis e o thureos.        


a) ASPIS: De forma circular tinha entre 90 e 110 centímetros de diâmetro, tinha uma borda reforçada e compunha-se de laminas de madeiras coladas entre si, e no seu interior forrado de couro no seu exterior havia uma cobertura com lamina de bronze, era destinado a soldados levemente armados.


b) THUREOS: Feito de madeira e recoberto de couro, mas já sem pêlos. Escudo de forma oblonga, seu nome deriva da palavra “thura”, que significa “porta” , visto que assemelhava-se a uma porta e cobria o soldado da cabeça aos pés, era usado por soldados pesadamente armados    







PERIKEPALAIA “CAPACETE”


          
           Que protegia a cabeça. Era feito de vaias formas e de vários metais, e cm freqüência era decorado cm grande variedades de figuras. Alguns capacetes possuíam uma crista, ou como ornamento u com a finalidade de aterrorizar, com figuras de leões, corvos grifos e etc. Este ultimo era um animal lendário, com o corpo e pernas traseiras de leão, e cabeça e asas de águia.




EGCHOS OU “LANÇA”


        
         Usualmente munida de  ponta de bronze ou de ferro, com uma longa haste de madeira dura, geralmente de “freis”, árvore pertencente ao grupo de oliveira, mas dotada de uma madeira dura e elástica.



EGCHOS OU “LANÇA”


        
         Usualmente munida de ponta de bronze ou de ferro, com uma longa haste de madeira dura, geralmente de “freixo”, árvore pertencente ao grupo de oliveira, mas dotada de uma madeira dura e elástica.


DORU OU “DARDO”


           Dardo menor e mais leve que a lança, que era atirado contra o
inimigo ainda à distância.



“MACHAIRA”
  

         Palavra que também significa espada. Mas era mais curta um pouco, freqüentemente usada pelos gladiadores. Contudo, esta e a palavra anterior com freqüência eram usadas como sinônimos, sem diferenças apreciáveis.


SPHENDONE OU “FUNDA”


          Funda muito usada pelos Hebreus e muitos outros povos, com grande habilidade essa habilidade e mencionada no livro de I SAMUEL aonde Davi derrota o gigante Golias e que desafiava os Israelitas.


ZIPHOS OU ESPADA




         Tinha várias formas e dimensões. As primeiras eram feitas de bronze, e mais tarde começaram a ser feitas de outros materiais. Todas as espadas nos escritos de Homero são de bronze.



A SIMBOLOGIA SEGUNDO PAULO DAS ARMAS DE DEFESA


       
             Observaremos algumas armas de defesa usada pelos soldados nos dias do apóstolo Paulo, mas escolhi falar daquelas a qual ele usa como símbolo segundo o a sua carta a igreja e Efeso, estaremos meditando nesta simbologia.




ZOMA OU “CINTURÃO”


Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”

Esse simbolismo se alicerça no trecho de Isaias 11:5 vejam: A “justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins”.  Onde a verdade também é pintada como um cinturão que deve ser colocado. Devemos entender aqui a verdade cristã, isto é, segundo ela se encontra a pessoa de cristo, ou seja, tudo quanto esta envolvido desde a conversão, incluindo a conduta do crente, de acordo com padrões verdadeiramente bíblicos. O cinto também e associado a verdade porque era a única peça que ligava  as devesas peças entre si; Assim sendo a verdade que jamais de faltar na vida do cristão vejamos o que Mateus fala de João Batista  Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.”Mt.3:1-4. João Batista andava na verdade e pregava a verdade, usava um cinto de couro sobre os seus lombos símbolo da verdade, que tanto e aborrecia Herodes que andava disolutamente, temos em João um grande exemplo de mesmo sendo admirado por Herodes não ezitou de repreende-lo. E o que falta nos nossos dias homens e mulheres que não se deixam levar pó elogios e bajulações, mas que pronunciam a verdade vejamos também quando o profeta Àgabo profetizou sobre o que aconteceria com apostolo Paulo  Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.” Veja que o profeta usa a cinto para simbolizar uma verdade, Jesus priorizou a verdade sempre e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem
      

 


ao Pai, senão por mim.João 14:6 O apostolo Paulo também falou sobre a verdade Porque nada podemos contra a verdade,porém, a favor da verdade . II Corintios 13:8 também em Filipenses Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Em Romanos De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.Romanos 3:4  Temos que andar na verdade para que o mundo veja a diferença entre os que servem a Deus e os que não servem, como já mencionamos que o cinto servia para sustentar todas as outras armas sem ele era impossível mantelas firmes no corpo, assim e a verdade e ela que nos sustenta e nos mantém sempre firmes e armados contra as hostis infernais.


 

PEITORAL  OU “COURAÇA”



“e vestida a couraça da justiça


                        O peitoral protegia os órgãos vitais do tórax e da parte superior do abdome. O que para o soldado era uma proteção extremamente importante, assim e a justiça ou retidão para o crente. Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; Romanos 3:21.



O peitoral representa a justiça: Virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que faz dar a cada um o que lhe pertence





1º CRENDO EM DEUS:
         
  E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gênesis 15:6



2º OBEDECENDO A DEUS:

        “Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado” Gênesis 18:19b


                
3º BUSCANDO O SENHOR EM PRIMEIRO LUGAR:


Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33



PALAVRA DE:

: Vestia-me da retidão, e ela se vestia de mim; como manto e diadema era a minha justiça. Jó 29:14


Davi: Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Sl 23:3


Salomão: O ímpio recebe um salário ilusório; mas o que semeia justiça recebe galardão seguro Pv 11:18.


João: Não julgueis pela aparência, mas julgai segundo o reto juízo. Jo 7:24

Tiago:  Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1:20


Pedro: Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis;I Pe 3:14



Conclusão: conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.



“SANDALIAS”


“Calçando os pés com a preparação do evangelho da paz”


          Os pés são os nossos órgãos de locomoção e viagem aquele órgão que leva o mensageiro aos lugares onde ele deve anunciar a mensagem do estabelecimento da concórdia com os homens “Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! ISA 52:7”


CALÇAR: Cobrir os pés, cobrir toda a parte exterior dos pés


PREPARAÇÃO: A palavra aqui empregada é “estoimasia” significa estado de preparação, fica subentendido aqui a necessidade de nos prepararmos para a pregação do evangelho.




            

COMO PREPARAR-SE


1º CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO:
          Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade I PE 3:18.

a)    GRAÇA: Mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum. Mat 17:21


b)CONHECIMENTO: Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos.
Jr 15:16

Vejamos o que  apóstolo Pedro falou a respeito desta preparação; Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;  I Pe 3:15

      Temos que andar preparados para isso e necessário evitar algumas situações vejamos quais:


1º CONTENDA DE PALAVRAS: Lembra-lhes estas coisas, conjurando-os diante de Deus que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam, senão para subverter os ouvintes. II Tm 2:14


2º EVITAR FALATÓRIOS PROFANOS: Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, II Tm 2:16


3º APARTANDO-SE DE TODA INIQUIDADE: Todavia o firme fundamento de Deus permanece tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor. II Tm 2:19
       


        4º OS DESEJOS DA MOCIDADE: Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. II Tm 2:22

      5º AS QUETÕES LOUCAS: E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; II Tm 2:23



JESUS ESTAVA CALÇADO OS PÉS COM A PREPARAÇÃO VEJA



          Aquele que vem depois de mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia da alparca. Jo 1:27

Obs. Essa era a função do mais vil escravo levar as sandálias do seu senhor, João não se sentia preparado em comparação com a gloria da posição de Jesus. Por onde o crente anda deve deixar um rastro do evangelho e sinais mostrando assim a sua preparação que a onde o Senhor o enviar ele pisará com confiança sem temor.



“O ESCUDO DA FÉ”.


“Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”

       Analisaremos o que o apóstolo São Paulo que ria nos revelar falando sobre esse escudo, nesse estudo iremos analisar dois escudo o Aspis e o Thureos.

ASPIS:
          

           Usado pó soldados levemente armados representando a pouca Fé e despreparo. O apostolo São Pedro sofreu andando com
       

esse escudo, veja o que Jesus disse a ele “mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.” Lc 22:32


THUREOS:


                 Escudo que protegia todo o corpo do soldado usado por soldados fortemente armados, represe sentando um crente preparado e protegido pela sua Fé na batalha, apesar dele ser de madeira era coberto por um couro ante chama quando os soldados inimigos lançavam os seus dardos inflamados pele chama e atingiam o escudo logo as chamas se apagavam e o soldado ficava protegido diferentemente do escudo Aspis que a chama do dardo inimigo fazia com que o soldado soltasse o escudo ficando assim desprotegido na guerra, o escudo Thureos tinha outra vantagem quando algum soldado se feria ele servia de maca para levar o soldado para acampamento e lá ser tratado, símbolo de preparo e muita Fé, e companheirismo nos mementos de fraqueza espiritual de um irmão, quem usa esse escudo está sempre levando os fracos e feridos para Igreja para serem tratados pelo Senhor e sempre estará protegida dos pés a cabeça e andará sempre fortemente armado, o profeta Daniel usava esse escudo vejaQuando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”Dn 6:16 a sua Fé contagiou o rei Dario e sua esta contagiando alguém pense nisso.



              Mas o  justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele Hb10: 38”


              “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam Hb11: 6”





“CAPACETE”


“Tomai também o capacete da salvação”

                       

                           A salvação e a presença interior do Espírito Santo conforme se entende pela teologia Paulina. Pois o Homem não toma e se veste dessas realidades espirituais, antes a recebe da parte de Deus como se não pudesse fazê-los com suas pró pias forças, o soldado colocava a armadura no chão vestia peça por peça da sua  armadura mas na hora de colocar o capacete o escudeiro de armas o pegava e o introduzia na cabeça do soldado pois o mesmo não conseguia sem a ajuda do seu escudeiro  a colocação do capacete, veja o que disse o apostolo Paulo “ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus;” O Espírito Santo nos convence e ele é o nosso escudeiro de armas que nos auxilia. O capacete protege a cabeça, e Cristo e a cabeça. Ora nos homens a parte mais venerável do corpo e vital do corpo e exatamente a cabeça.

         

           Por conseguinte a salvação e aquele capacete que protege o ser vital de ser desintegrado sob os efeitos condenadores do pecado, mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;”


          “Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?                     Mas, se esperamos o que não vemos com paciência o aguardamos. Rm 8:24,25




EM QUE CONSISTE A SALVAÇÃO”



1º Ela começa pela justificação e pela fé.

             Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,Rm 5:1


                  2º Ela começa quando da conversão.

          Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

                3º Ela começa quando do arrependimento.


       Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.



            4º Ela começa quando da santificação.


           Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição


       
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16




ARMAS DE ATAQUE


“A ESPADA”


“E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”


                     A espada do Espírito, a batalha e espiritual e deve ser travada na força de Deus, a palavra aqui e empregada pelo Espírito, para convencer e assegurar Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Jo 16:13


A ESPADA GUARDA O CAMINHO DA ÀRVORE DA VIDA

          E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.


JESUS VEIO TRAZER ESPADA

         Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

ELA É PENETRANTE

               Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração

JESUS RETORNARÁ E NA SUA BOCA A ESPADA DO ESPIRITO

Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.

          
        


                 A espada a palavra de Deus a nossa arma de ataque que Deus nos deixou, assim como Jesus usou no deserto com muita sabedoria possamos usar também para vencermos todas as batalhas que aparecerão a palavra de Deus nunca passará acredite nisso e confie no Senhor sempre veja esses versículos bíblicos.

     Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Ap 19:15

           Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade II Tm 2:15.

           Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. Jr 1:12



Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti
.Sl 119:11



    Que Deus possa ter falado com você através deste estudo pois este foi o nosso propósito, Deus vos abencoi





 Pr.Denis José Gomes de lima
Assembléia de Antonina do Norte – Ce
Fone: (88) 9908 4661 E-mail missdenis@ig.com.br
Cursando Bacharel em teologia pelo STADEC
Fez o CBI Curso Bíblico Internacional

Um comentário: