segunda-feira, 13 de junho de 2011

BANDA PURO NARDO

APOSTILA PARA BAIXAR


                                                                         

ÍNDICE
               
              INTRODUÇÃO – VALORIZANDO OS PAIS ............................................................
           
            
             OS DEZ MANDAMENTOS DO NAMORO..............................................................
           
          
               NAMORO . QUAIS OS LIMITES DO RELACIONAMENTO FÍSICO............................
           
            
               O JOVEM CRISRTÃO E A MASTURBAÇÃO..............................................................           
           
          
               MASTURBAÇÃO E PECADO...................................................................................
           
             INSTALANDO O AMOR..........................................................................................
           







VALORIZANDO OS PAIS


Certo filho era muito desobediente a seus pais. Como criança, viveu normalmente, ao lado dos pais, aceitando sua autoridade, mas, quando na adolescência, sofreu a influência dos amigos na escola, na rua, e tornou-se rebelde, não dando valor a seus pais. Os anos se passaram e, já casado, pai de filhos, sentiu como era difícil ser pai. E se lembrou da luta que seus pais tiveram com ele para educá-lo, orientá-lo na vida espiritual, e em todos os aspectos. Um dia, seu pai veio a falecer. Diante do caixão, ele sentia remorso, e chorava, dizendo quanto seu pai fora importante para a sua formação. Elogiou o pai, morto, dizendo palavras que nunca pensara em dizer-lhe enquanto em vida. Aquele filho só aprendeu a valorizar seu pai tarde demais. Que Deus nos ajude a ser gratos a Ele pelos pais, de acordo com Sua Palavra. Nesse pequeno estudo, desejamos que os adolescentes e jovens entendam como valorizar seus pais.


1. GUARDANDO A PALAVRA DE DEUS (Sl 119-11)
Adolescentes e jovens só poderão ser felizes, na vida, se procurarem obedecer a Palavra de Deus, lendo-a; ouvindo-a de seus pais , ou na igreja (muitos pais não são crentes). Sadraque, Mesaque e Abdênego, jovens crentes, foram lançados no fogo, e salvos por Deus, porque obedeciam a Palavra. Ester soube viver no palácio do rei, pois conhecia e obedecia a Deus.


2. OBEDECENDO E HONRANDO PAI E MÃE (Ef 6.1-3)
A Bíblia diz aos jovens: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra". "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor (Cl 3.20). A obediência é uma atitude de justiça dos filhos para com os pais e para com Deus. É agradável. Ao contrário, a desobediência desonra e é desagradável.

A honra dos filhos aos pais é garantia de futuro feliz: é mandamento; a promessa: felicidade ("te vá bem"); muito anos de vida; há muitos que morrem cedo, ou vivem infelizes, pois Deus cobra deles a desobediência à sua palavra. Essa cobrança pode vir depois, no casamento, na velhice. Em Ec 12.1, adverte a Bíblia: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento". Os jovens crentes precisam estar atentos ao que está acontecendo no mundo de hoje:

- crise de relacionamento com os pais: é ação maligna para desestruturar a
 Família;

- espírito de rebeldia e desobediência aos pais: é ação do diabo para prejudicar os jovens, privando-os das bênçãos de Deus quanto a seu futuro;

- libertinagem, permissividade, fruto da (des) educação moderna; o melhor referencial é a Bíblia;

- filhos querem mandar nos pais: é subversão da ordem de Deus para a família;


3. OUVIR A INSTRUÇÃO DOS PAIS
" Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe" (Pv 1.8). É preciso saber ouvir. Não apenas escutar. Quando os pais ensinam os filhos, de acordo com a Palavra de Deus, é muito importante saber ouvir para obedecer e honrar. Em Provérbios 4.1-10, temos preciosos ensinamentos para os filhos;

"1 Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência.

2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.

3 Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe.

4 E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive.

5 Adquire da sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.

6 Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.

7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.

8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.

10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida".


4. SENDO MOTIVO DE ALEGRIA PARA OS PAIS

"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe" (Pv 10.1). O jovem cristão precisa esforçar-se para que, no que depende de si, ser motivo de alegria para seus pais e não de tristeza. Certamente, Deus o recompensará por isso, na sua mocidade e no seu futuro. O que a pessoa planta colhe (Gl 6.7).


5. SENDO AFETIVO COM OS PAIS

"Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe..." (1 Rs 19.20). Elizeu teve a chamada de Deus, mas mostrou que amava seus pais, pedindo ao profeta que deixasse ir primeiro demonstrar seu carinho para com eles. Hoje, muitos filhos crentes são grosseiros com seus pais. Isso, além de prejudicar o relacionamento, é pecado, sendo motivo de cobrança de Deus da vida dos jovens, na mocidade ou no casamento, mais tarde. É preciso entender os pais. Eles são de outra geração. Muitos não estudaram, não tiveram condições de absorver idéias novas e conhecimentos atuais. Mas os filhos de hoje vieram ao mundo por meio deles. Por isso , precisam ser gratos a Deus, amando, obedecendo e honrando os pais.

CONCLUSÃO

Que Deus abençoe aos jovens e adolescentes, para que entendam o valor da Palavra de Deus, no que diz respeito ao relacionamento com seus pais. Quando os pais não são crentes, muitas vezes fica mais difícil, mas com a ajuda do Espírtio Santo, tudo é possível (Fp 4.13). Se são pais crentes, é preciso buscar também a graça a a direção do Senhor para que haja um viver feliz, harmonioso e feliz com eles.


Os Dez Mandamentos do Namoro

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados. PROVÉRBIOS   14:8 A sabedoria do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar.

2. Não se prenda em um jugo desigual  iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério. II CORINTIOS 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?


3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento. ECLESIASTE 11:10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade.


4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza. MATEUS 5:28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.


5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto. ·I CORINTIOS 1:10 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer.


6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento. CÂNTICO DOS CÂNTICOS 7:10 Eu sou do meu amado, e o seu amor é por mim. CÂNTICO DOS CÂNTICOS 8:7 As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.
7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor. JÓ 40:10 Orna-te, pois, de excelência e dignidade, e veste-te de glória e de esplendor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade. PROVÉRBIOS  3:3 Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração;


9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los. ·ROMANOS   13:8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro. MATEUS 28:20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.


Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.



Namoro. Quais os limites do relacionamento físico?

Até onde podemos ir no namoro? Quais os limites do relacionamento físico? Como lidar com impulsos sexuais e não desagradar a Deus ao mesmo tempo? Quantas perguntas e interrogações para nós, jovens cristãos. Sabemos que não devemos ter relação sexual antes do casamento, mas e o resto? Até onde o beijo e as carícias são saudáveis?
Infelizmente não temos um guia sobre o certo e o errado no relacionamento físico e a Palavra de Deus não diz claramente nada sobre isso, mas temos princípios que podem nos ajudar a levar um relacionamento no namoro que agrade a Deus. Uma coisa é certa: não é algo fácil mas vale a pena. Por trás de toda a obediência existe uma grande benção de Deus.
Como tudo o que existe na vida, o namoro faz parte de um processo que tem um começo e um fim. Começa com uma amizade especial, passa pelo namoro e noivado e tem como fim o casamento. É como uma corrida que tem linha de partida e chegada. O perigo é quando nos desviamos do percurso.
O relacionamento físico sempre nos leva a querer mais, e quando a intimidade se desenvolve, retroceder é quase impossível. Se você dá as mãos, vai querer abraçar, se abraça, quer beijar. Depois do beijo vem as carícias, que em pouco tempo, ficam mais íntimas. De repente, quando menos se espera, vocês se relacionam sexualmente ou quase chegam lá. Mas vocês não queriam isso, vocês queriam agradar a Deus e ter um namoro legal. O que fazer então?
O sexo tem um lugar, uma hora especial na vida de uma mulher e um homem, o que deve acontecer só depois do casamento (Hb13:4) e faz parte do final do processo. Até chegar lá, é preciso aprender a lidar com os desejos e impulsos sexuais, que são como um vulcão adormecido. Se o cutucarmos, ele acorda antes do tempo e produz estragos.
Uma coisa é importante: os impulsos sexuais foram criados por Deus, são parte da Sua benção, mas se utilizados fora do tempo, levam ao pecado, à culpa e à vergonha. Porque então acordar o vulcão? Deus está orientado em nosso padrão de namoro e pode nos dirigir e orientar, basta buscarmos sua direção. Ele anseia por casais de namorados que queiram acima de tudo, santidade. Creio que por trás de tudo isso existe algo profético e precioso para todos nós.
Jesus está voltando e poderemos ter o privilégio de testemunhar sua vinda. Mas Ele vem para encontrar sua noiva (a Igreja), sem mácula. Ele vem para nos encontrar! O nosso padrão de namoro não é uma mera questão de fazer ou deixar de fazer algo, mas reflete o nosso amor pelo Senhor e nossa vontade de honrá-lo da melhor forma. Talvez tenhamos que nos sacrificar e dizer não às coisas que todo mundo faz e que podem nos dar prazer. Mas se tudo isso é para agradar ao Senhor e honrá-lo, então deve valer a pena. Porque não? Porque não tentarmos ser diferentes do mundo em vez de aceitarmos e copiarmos seus padrões?
Que você e eu possamos erguer uma nova bandeira na área de relacionamentos. Que possamos honrar e louvar ao Senhor através de nossos namoros. "Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação." (I Tessalonicenses 4:3-7) ( Reproduzido com autorização da revista Lado a Lado) Do site eucreio.com
REFLEXÃO
Tem sido comum a pergunta feita pelos adolescentes e jovens: até que ponto podemos ter intimidades no namoro? A mensagem acima resume a resposta a ser dada.
O namoro do jovem com uma jovem cristã deve ser diferente do namoro entre jovens ímpios, que não conhecem a Deus, que se baseiam numa ética materialista e hedonista (voltada para o prazer).
É presico anotarmos que a Bíblia vê o corpo não apenas como um conjunto de órgãos humanos, biológicos. Não mostra apenas cabeça, tronco e membros. Muito mais que isso. A Palavra de Deus nos mostra que o corpo, na ótica de Deus, é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, e é PROPRIEDADE DE DEUS! E isso nos enseja enormes implicações de ordem espiritual e moral, levando-nos a fazer algumas outras perguntas com relação ao que podemos fazer com o corpo, individualmente, e no relacionamento entre namorados, noivos e mesmo entre casais.
Com relação ao namoro entre jovens cristãos, considerando que o corpo é templo do Espírito Santo, entendemos que não podem ir além dos limites da santidade, da obediência e do respeito à visão bíblica do corpo como templo do Espírito Santo. A articulista acima diz que "O relacionamento físico sempre nos leva a querer mais, e quando a intimidade se desenvolve, retroceder é quase impossível. Se você dá as mãos, vai querer abraçar, se abraça, quer beijar. Depois do beijo vem as carícias, que em pouco tempo, ficam mais íntimas", levando os namorados à prática de atos sexuais antes do casamento, o que é contrário ao princípio da santidade e da pureza do sexo entre jovens.
Outro aspecto é que o corpo é PROPRIEDADE DE DEUS (ver 1 Co 6.129,20). Se assim cremos e obedecemos a Deus, não podemos simplesmente USAR O CORPO, visando o prazer ilícito, com a prática de sexo antes do casamento.
Na verdade, o verdadeiro amor sabe esperar (1 Coríntios 13), onde lemos: "O amor...não se porta inconvenientemente, não busca os seus interesses..tudo sofre, tudo crê, tudo espera...".
Se, no namoro, os jovens não sabem esperar pelo casamento, não existe amor, mas a paixão inflamada do sexo, que se torna irresistível, e leva muitos ao pecado da fornicação.
Sabemos que não é fácil viver de acordo com esses princípios bíblicos, num mundo que não se guia pela Bíblia. A juventude de hoje é guiada de modo massificante e avassalador pelos valores materialistas, relativistas e hedonistas de nosso século. Em matéria de sexo, a única orientação é que o adolescente, mesmo de 11 ou 12 anos use a camisinha. O resto é permitido e , segundo essa filosocia, nada é errado.
Porém, se nos guiamos pela Palavra de Deus, conforme o Salmo 119.9, responderemos a pergunta: "Como purificará o jovem o seu caminho?", em outras palavras, "Até onde ir no namoro, sem pecar?", a resposta é direta e incisiva, sem arrodeios: "Observando-o segundo a tua palavra".
CONCLUINDO: O verdadeiro amor cristão anda de mãos dadas com a pureza, abraçado com a santidade, e caminhando ao lado de Cristo, em todos os momento

O JOVEM CRISTÃO E A MASTURBAÇÃO
Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre" de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças, nas roupas da moda, etc., uma comercialização do sexo. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra", ou seja, o sexo tinha uma função procriativa e fez Deus uma mulher idônea para Adão para que, dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra (Gn 2:18).
Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro vivendo uma novidade maravilhosa de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de "normal" (sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos drogados é normal, você tem que aceitar...), porque não devemos ensinar nossos filhos a se masturbarem? Não é normal?
Vamos falar de áreas cinzentas da moralidade

Ao considerar as questões sexuais que não estão especificamente relacionadas na Escritura, tenha em mente certas experiências pré-sexuais que conduzem facilmente à lascívia ou à luxúria.
Nossos pensamentos
A batalha pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos fazendo. Enchemos nossa mente com o bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.
O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade, quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é pecado - os pensamentos impuros também são pecados. As palavras de Jesus, no Sermão da Montanha, são freqüentemente citadas a este respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Não se confunda, a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também pecar com o corpo". Estes pecados não são os mesmos! Um é o pecado da mente, e em pensamento apenas uma pessoa peca. O outro é um pecado da mente e do corpo, e, com o corpo, duas pessoas pecam. Na mente, não há união física. Com o corpo, os dois chegam a se conhecer um ao outro de maneira irreversível. Note que, em Mt 5:28, Jesus menciona não apenas olhar, mas olhar para cobiçar. Isto implica um desejo ativo, imaginando uma união ou contato sexual.
Paulo diz que o crente de espírito controlado, na batalha espiritual, está "levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" (II Co 10:5). E Pedro diz: "Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios... não vos conformeis às concupscências que antes tínheis na vossa ignorância" (I Pe 1:13,14). Não podemos impedir todo pensamento impuro de entrar na mente, porém somos realmente capazes de controlar os pensamentos que permanecem e se desenvolvem.
Nossos olhos

O que nossos olhos vêem e lêem produz e controla a maior parte de nossos pensamentos. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia do corpo" (Mt 6:22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será tenebroso". Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-se ao que os olhos deixam entrar na mente.
O apóstolo João adverte contra a "concupiscência dos olhos" (I Jo 2:16). Salomão escreveu: "Dirijam-se os teus olhos para a frente e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26). Salomão também diz: "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e o poço estreito é a aventureira" (Pv 23:26,27).
Devemos nos afastar da pornografia que vem sendo despejada em nosso caminho, lembre-se: "os olhos são a candeia do corpo". Se você não resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia.
Masturbação é pecado? A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais. Masturbação é pecado?
A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.
A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.
Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10. Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas passagens não falam de masturbação.
Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes observações:
1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos u indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?
2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: " Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?
3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma falsificação, um dolo.
4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).
5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação?
Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para você, a masturbação é pecado.
Liberte-se!

O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Deus tenciona para nós. Ele nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação.
A masturbação é um problema comum. Não devemos ter medo de conversar sobre ela nem de ajudar as pessoas a superá-la. Homens e mulheres acham que é um hábito igualmente opressivo, e buscam ajuda para a superação do problema. Compaixão, e não condenação, deve ser nossa resposta.
Minha conclusão é que a masturbação não deve fazer parte da vida do crente. I Coríntios 6:18-20, Gálatas 5:19 e I Tessalonicenses 4:3-7 são passagens que falam sobre a questão do uso de nossos corpos devidamente no sexo. Embora não possamos assentar todos os argumentos que dizem que a masturbação é pecado, não podemos negar que ela é resultado da lascívia e da paixão. Mas, na liberdade da graça de Deus, podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de Deus.



INSTALANDO O AMOR


E no Setor de "Atendimento ao CLIENTE"....

ATENDENTE: Boa tarde Senhora.

Em que lhe posso ser útil ?

CLIENTE: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar. Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?

ATENDENTE: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO. A senhora encontrou seu CORAÇÃO?

CLIENTE: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora. Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?

ATENDENTE: Que programas estão funcionando, senhora?

CLIENTE: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXAESTIMA.EXE, RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.

ATENDENTE: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual. Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas. O AMOR vai reescrever BAIXAESTIMA.EXE em uma versão melhor, chamada AUTOESTIMA.EXE. Entretanto, a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente. A senhora pode desligá-los?

CLIENTE: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?

ATENDENTE: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.

CLIENTE: Ok! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente. Isso é normal?

ATENDENTE: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração. A senhora tem essa mensagem?

CLIENTE: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?

ATENDENTE: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico. A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhorias.

CLIENTE: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?

ATENDENTE: O que diz a mensagem?

CLIENTE: Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS". O que isso significa?

ATENDENTE: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum. Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO. É uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.

CLIENTE: Então, o que devo fazer?

ATENDENTE: A senhora pode achar o diretório chamado "AUTO-ACEITACAO"?

CLIENTE: Sim, encontrei.

ATENDENTE: Excelente! A senhora está pegando prática nisso!

CLIENTE: Obrigada!

ATENDENTE: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC, AUTOESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDAO.DOC e copie-os para o diretório "MEU CORAÇÃO". O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa. Também a senhora precisa apagar AUTOCRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.

CLIENTE: Consegui! Meu CORACAO está cheio de arquivos realmente puros! Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORACAO.

ATENDENTE: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando, Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.

CLIENTE: Sim?

REPRESENTANTE: O AMOR é um freeware (programa grátis).Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.

CLIENTE: Obrigada pela sua ajuda!
ue tal agora fazer um up-grade no seu coração e colocar uma versão mais moderna do AMOR? Não perca tempo, pois você deve saber que essas coisas precisam ser atualizadas quase que diariamente.










10 MANDAMENTOS PARA OS PAIS



01.   Cultivar o amor crescente , paciente e eterno

02. Considerar o cônjuge como presente de Deus, propondo estar ao seu lado, honrá-lo, amá-lo, até que a morte o separe, sendo exemplo para os filhos.

03. Cuidar para que o seu cônjuge não tenha aborrecimentos, evitando fervilhar sua mente com coisas corriqueiras e banais que para nada servem a não ser para tirar a paz, a estabilidade, e trazer irritação, o ódio e as tensões. Isso é terrível para os filhos, que vêm os pais em conflito sem necessidade.

04. Cuidar do lar com afinco. Suprir as suas necessidades, marcar a presença no mesmo de tal forma que ela seja sentida quando houver uma distância entre os cônjuges. Isso é muito importante, pois um dos maiores problemas, nos lares, são os pais "ausentes", não só fisicamente, mas, sobretudo emocionalmente. Pais que não se comunicam com os filhos, que dão mais valor a ficar diante da TV ou dos jornais, dos jogos, dos amigos, do que do lar. Um psicólogo disse que a "ausência" do pai, dando lugar a uma mãe superprotetora , junto a um filho, pode contribuir para o homossexualismo masculino.

05. Policiar as conversas com outras pessoas, sabendo de antemão que as coisas íntimas do relacionamento conjugal são propriedade exclusivamente dos cônjuges e não interessa a outras pessoas sabê-las, até mesmo parentes. De fato, conhecemos casos de pessoas, principalmente mulheres, que saem nas casas, contando seus problemas íntimos. Depois, surgem comentários desabonadores, que chegam ao conhecimento do cônjuge, aumentando os conflitos. Os filhos também sentem-se ofendidos, por saber que estranhos têm conhecimento do que se passa no seu lar.

06. Participar totalmente do relacionamento íntimo, pois este relacionamento é Dom de Deus à criação e Deus requer pureza, honestidade, e amadurecimento de ambos. Um casal precisa ter não só confiança, mas intimidade espiritual, emocional e física, ou seja, sexual, que deve ser desfrutada da melhor maneira possível, como fator de união e estabilidade entre si.

07. Desenvolver atitudes que demonstrem que o cônjuge a cada dia sinta-se amado, preferido e muito querido. As atitudes de um para o outro são muito valiosas, quando sinceras e leais. Um esposo deve dizer sempre palavras agradáveis, carinhosas e afetivas para a esposa. Esta, da mesma forma, deve esforçar-se para demonstrar carinho e afeto para com o esposo. Isso é como aguar a planta do amor todo o dia, e serve de exemplo para os filhos.

08. Cultivar uma recreação sadia, aproveitando as oportunidade que o tempo propiciar. A recreação é vital para um entrosamento crescente e fortalece o companheirismo. Muitas pessoas dizem que não tem tempo para o lazer, para a recreação. De fato, hoje, é muito difícil desenvolver momentos de lazer com a família. Mas é preciso planejar e encontrar momentos de descontração, de entretenimento para com os filhos e o próprio casal. Um passeio no fim de semana, uma visita a um parque de exposições, uma ida ao shopping, uma visita a pessoas amigas, tudo isso pode quebrar a rotina do lar, com ótimos resultados emocionais para os pais e os filhos.

09. Manter o espírito familiar. Considerar os parentes de ambos os cônjuges e amá-los. Tratá-los com dignidade. Despertar a fraternidade e semear a união entre os mesmos. Conhecemos casos em que o casal vive infeliz, porque um dos cônjuges não considera os sogros, tratando-os com desprezo e falta de respeito. Com isso, o coração do outro fica ferido, causando problemas de relacionamento. E mau exemplo apara os filhos.

10. Manter uma vida plena de comunão com Deus. Orando juntos, ensinando os filhos trilhar nos caminhos retos. Enfim, viver... O zelo pela parte espiritual , no lar, é fundamental para um viver feliz. Sem Deus, o lar pode ser minado pelas forças do mal, que se materializam através das drogas, dos vícios, da prostituição, da desunião, da contenda, da disputa pelo poder, do ciúme, e de tantos males que atacam a família. Só com a presença do Espírito Santo no lar é possível enfrentar os desafios de um mundo materialista, hedonista, e relativista, em que vivemos. O culto doméstico é indispensável para a união da família. É bom dizer como Samuel: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor".

(Extraído e adaptado)

PEDIDO QUE UMA CRIANÇA FAZ A SEUS PAIS

Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que eu me sinta mais seguro.
Não me estraguem. Sei que não devo te tudo o que peço. Só estou experimentando vocês.
Não deixem que eu adquira maus hábitos; dependo de vocês para saber o que é certo e o que é errado.
Não me corrijam com raiva nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se me falarem com calma em particular.
Não me protejam das conseqüências de meus erros; às vezes eu preciso apreder pelo caminho áspero.
Não levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para poder amadurecer.
Não sejam irritantes ao me corrigirem. Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrario do que me pedem.
Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. Lembrem-se de que isto me deixa profundamente desapontado.
Não ponha à aprova a minha honestidade; sou facilmente levado a dizer mentira.
Não me apresentem um Deus carrancudo e vingativo. Isto me afastaria dEle.
Não desconversem quando faço perguntas; senão serei levado a procurar as respostas na rua todas as vezes que não as tiver em casa.
Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro de vocês.
Não digam simplesmente que meus receios e medos são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los.
Não digam que não conseguem controlar-me. Eu me julgarei mais forte que vocês .
Não me tratam como uma pessoa sem personalidade. Lembrem-se de que eu tenho o meu próprio modo de se.
Não vivam apontando-me os defeitos das pessoas que me cercam. Isto irá criar em mim, mais cedo ou mais tarde, o espírito de intolerância.
Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo.
Não queiram ensinar tudo para mim. Não tenham vergonha de dizer que me amam. Eu necessito desse carinho e amor para poder transmiti-lo a vocês e a aos outros.
Não desistam numa de me ensinar o bem, mesmo quando eu parecer não estar aprendendo. Insistam através do exemplo, e , no futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram. (Autor Desconhecido)

REFLEXÃO: Os pais bem podem refletir sobre o texto acima. Naturalmente, não sairiam tais palavras, dessa forma, da boca de uma criança pequena. Entretanto, o autor interpretou muito bem o que não se deve fazer ou dizer a uma criança, para não prejudicar sua formação espiritual e moral. A Bíblia orienta que os pais devem ensinar o caminho ao menino, de modo que , quando eles crescerem, ficarem adultos não venham a se esquecer dos ensinamentos (Pv. 22.6).


Os dez mandamentos do telespectador cristão

01.  Amarás ao Senhor teu Deus acima de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão.

02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus posters em tua casa, pois teu Deus é Deus zeloso e sentir-se-á enciumado.

03. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas.

04. Guardarás verdadeiramente o dia do Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.

05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra.

06. Não farás da televisão a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle.

07. Não deixarás o aparelho exibir filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado.

08. Não furtarás teu tempo diante da televisão, deixando de cumprir com o teu dever.

09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes.

10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento.

Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

REFLEXÃO



Prezado visitante. O texto acima, que toma por base o decálogo, tem um sentido muito positivo para nossas vidas como cristãos, pois, nesta era em que vivemos, o poder da informação é muito grande e avassalador sobre as mentes das pessoas.

O volume de dados, de imagens e informações é tão grande que não dá tempo para serem "digeridos" ou avaliados corretamente. Muitos, sem perceber, estão sendo influenciados de modo marcante em sua vida espiritual, emocional, familiar, conjugal e sentimental, pelo poder da mídia televisada.

A TV é um meio excelente para a transmissão de informações e comunicação. Porém, precisa ser controlada, avaliada e pesada, sob um padrão ético seguro e firme, que não mude a cada ano, como ocorre na ética humana.

A ética em que o cristão deve basear-se para avaliar a programação da TV é a que se encontra nos princípios bíblicos, emanados da Palavra de Deus.

Sugiro que leia o Salmo 101.3, que diz: "Não porei coisa má diante de meus olhos..."; leia, ainda Dt 7.26, que proíbe o uso de imagens de escultura dos deuses estranhos. A TV, de certa forma, introduz imagens que são forjadas e preparadas por pessoas, em grande parte, que adoram ídolos e demônios. Leia esse último texto, que diz: " Não introduzirás tal abominação em tua casa, para que não sejas amaldiçoado , semelhante a ela. De todo a detestarás, e de todo a abominarás".

Novelas que exaltam a feitiçaria, a macumba, a bruxaria, bem como as que difundem a corrupção moral, o sexo ilícito, são abominação aos olhos de Deus. Filmes violentos e imorais; desenhos animados que têm mensagens subliminares para as mentes das crianças, não devem ter "ibope" em nossa casa, se somos cristãos. Que Deus nos abençoe mais e mais.





0 MAU USO DA TELEVISÃO



O televisor, em si, não é mau.

É um objeto criado pelo homem para a comunicação de massa. Sua eficiência é indiscutível. O problema da televisão reside no seu uso. Se for usado para o bem ou de maneira adequada, é de grande utilidade.

Por exemplo: na pregação do Evangelho nos dias atuais não se pode, em sã consciência, negar o valor da televisão. Um pregador, num templo, prega para centenas ou para alguns milhares de pessoas. Na tevê, um pregador pode levar a mensagem de Deus a milhões e milhões de pessoas num mesmo instante. E isto ajuda a cumprir o manda-mento de Jesus, que determina pregar "a toda a criatura.

Quem tem amor pelas almas deve encarar isso com realis-mo. Há aqueles que preferem pregar a cem pessoas, contanto que não se use outro meio mais eficiente, considerado pecado.

O pecado não é o aparelho

O pecado não é o aparelho, nem o seu uso, mas o seu mau uso. Não adianta combater a tevê de modo emocionalista e irracional. Isso só faz despertar mais ainda o interesse pe-los seus programas. E preciso colocar as coisas de modo se-reno e firme, usando argumentos que convençam e não os que só servem para demonstrar radicalismo denominacional, às vezes farisaico. Por exemplo, numa igreja, o pastor acabara de combater a televisão de maneira violenta com argumentos grandiloqüentes, dizendo que era pecado, era coisa de Satanás... Logo em seguida, chegava alguém dizendo que a equipe da tevê estava querendo fazer uma re-portagem sobre o culto. O pastor, meio confuso, sem saber o que fazer, permitiu a entrada do pessoal. No dia seguinte, ele, que combatera a televisão, aparecia no vídeo, todo sorridente, posando para os repórteres, e falando sobre a grandeza da obra na sua igreja.


O mau uso é o problema

O inimigo não é o televisor, mas o mau uso que se fizer dele. Infelizmente, temos de reconhecer que os prejuízos causados à família pela tevê são bem maiores que os benefícios que ela traz. Como se trata do maior e melhor meio de comunicação de massa, Satanás conseguiu dominar a maior parte da sua programação. Diante desse fato incontestável, desejamos alertar para os males que podem ocorrer do uso sem controle da tevê, isto para orientar as famílias cristãs, e não para, apenas, combater por combater o televisor. Vejamos o que ocorre com o mau uso do televisor:

1) Estímulo á violência

Noventa por cento dos programas "enlatados" ou seja, os filmes importados, estimulam a violência. Esse estímu-lo vai atingir em cheio a juventude, na fase da formação do seu caráter. Segundo o professor Gaudêncio Torquato, fazendo citação de palavras do ex-ministro Quandt de Oliveira, das Comunicações, ao falar de tevê no 1 Simpósio Nacional sobre a Televisão e a Criança, "uma criança no Brasil; ao atingir 14 anos de idade, já testemunhou 11.000 (onze mil) crimes na tevê. Não se incluindo, neste total, contrabandos, combates, estupros, assaltos e espancamentos que re-sultam em mortes".

A violência continuada é a tônica dos programas dos canais de tevê e não há opção de escolha para o telespecta-dor. "Uma pesquisa feita por uma equipe, aqui no Brasil durante 200 horas de programação, revelou os seguintes dados: 30 mortes cruéis, 1018 lutas, 3.592 acidentes, 32 roubos, 616 cenas de uso indevido de armas, 57 seqüestros, 819 desafios, 410 trapaças, 86 casos de chantagem e 321 aparições de monstros e animais ferozes" (Cadernos de Comunicação, n9 3,1978, Proal, Pg. 8).

Ora, diante desses fatos angustiantes, perguntamos: -"Quantas horas há na tevê de pregação do Evangelho de Jesus, que pode transformar os homens? quantos exemplos de famílias felizes que possam ser imitados? quantos pro-gramas que possam combater os maus programas? De tudo isto, - é verdade - há bem pouco na tevê brasileira. E tempo de se perguntar: "Por que a igreja evangélica não procura unir esforços, no sentido de ocupar espaço na televisão, com a propaganda sadia da evangelização, semeando a boa semente?
Por que as igrejas evangélicas não se unem, numa campanha de evangelização nacional, visando atingir todas as massas do País, por todos os meios de comunicação, incluindo definitivamente a tevê? Certamente, a resposta se refere aos custos muito ele-vados para os programas de televisão. Mas isso não justifica, a nosso ver, pois existem milhares, de igrejas, que, deixando de lado seus interesses próprios, imediatos, pode-riam se unir, formando um "Fundo de Evangelização Nacional", que teria recursos suficientes para gastar na obra dó Senhor. Sinceramente, não vemos impossibilidade nisso.

Cremos que seria melhor ocupar o espaço da televisão com a pregação do Evangelho, do que ficar falando contra a televisão, que, em si, nada tem de errado; ela é neutra; está esperando apenas que a usem corretamente. Se os crentes em Jesus preferem ficar voltados para os interesses denominacionais, ao invés de se preocuparem seriamente com a evangelização, o Diabo vai ocupando os meios de co-municação eficientes, e ganhando mais adeptos para o reino das trevas; vai ceifando vidas através do rádio, da tevê, dos jornais, das revistas...

Cremos firmemente que é melhor acender a luz do que ficar maldizendo a escuridão. Somos contra o mau uso da televisão. Mas somos, também contra o fato de os evangélicos não usarem esse extraordinário meio de comunicação para disseminar a mensagem positiva do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, a única que pode dissipar as trevas da maldade, do pecado. - Será que não somos culpados, por deixar que a nação inteira fique privada de ouvir mais, de ver mais aquilo que é bom, aquilo que constrói, aquilo que salva?

2) estímulo ao pecado

A televisão, na maior parte dos programas, exalta a pecaminosidade. O adultério, a prostituição, as práticas sexuais ilícitas são exaltadas e apresentadas como coisas muito naturais. A traição, a infidelidade conjugal, são o "prato do dia" dos programas, dos filmes e das novelas da tevê. Essas imundícies são jogadas pelo vídeo, na sala de estar, no quarto de dormir de muitos cristãos.

Sem dúvida, isso não é condizente com o ambiente espiritual que deve reinar no lar de um crente. - como se sentiria uma família que, assistindo programas imorais ou violentos, visse Jesus se apresentar no meio da sala - Ficaria feliz, satisfeita , tranqüila? - Como se sentiria uma família que, assistindo progra-mas imorais ou violentos, visse Jesus se apresentar no meio da sala? - Ficaria feliz, satisfeita, tranqüila?...

3) A tevê modifica a visão das coisas

Nas novelas, aquilo que é certo, como o amor conjugal verdadeiro e puro, é visto como coisa errada, ultrapassada. A desobediência aos pais é ensinada. A mansidão, qualida-de que deve ser cultivada, é vista como algo desinteressan-te, mas a violência é exaltada. A pureza sexual é vista como coisa retrógrada. O falso "amor livre" é exaltado. Geralmente, nos programas de tevê, o roubo, a trapaça, são sinônimos de capacidade intelectual, enquanto a ho-nestidade é vista como coisa do passado.

O amor a Deus é relegado ao esquecimento. O materialismo é mostrado como algo muito nobre e elevado. A religião certa é ridicu-larizada, enquanto as doutrinas de demônios são promovi-das. Para estas há bastante espaço na tevê. Os heróis não são os pregadores, os missionários, que dão suas vidas pe-las almas perdidas; não são os pais de família honestos; não são os trabalhadores, que, com seu suor, promovem a riqueza da nação; não! Os heróis são os ladrões; são os vio-lentos; são os falsos líderes; são as falsas personagens de ficção; são os adúlteros, são os homossexuais, são as lésbi-cas, são os tarados.
A tevê está sendo usada pelo Diabo para a destruição dos lares, da fé, da pureza, do pudor, da vergonha, da honestidade e de tudo o que deveria ser preservado na socie-dade. Os lares cristãos não podem contribuir para a propa-gação desta avassaladora onda de destruição espiritual e moral. Tudo isso acontece porque o mundo, que "jaz no maligno", está sendo guiado pelos valores deturpados dos guias materialistas do nosso tempo, que, por sua vez, são guiados por Satanás. Mas os cristãos, ao contrário, "são guiados pelo Espírito de Deus" (Rm 8.14).

Diante do perigo do mau uso da tevê, precisamos com-bater esse mau uso, de maneira sábia e eficaz:

1) É preciso que o uso da tevê seja controlado.

Deve-se examinar tudo e reter somente o bem. O ideal seria que as igrejas, como dissemos antes, ocupassem espaço na televisão, para mostrar o certo, em vez de só falar contra o errado, o que, aliás, não modifica nada. Se não for possível num lar cristão, exercer-se o controle dos programas de tevê, é melhor que nele não haja televisor. Aqui, é preciso cuidado. Se o pai de família é cristão, mas a família não é, parece-nos melhor ter paciência. antes de pensar em se desfazer do televisor. Isso pode chocar, afastando mais a família do Evangelho.

2) É preciso não ocupar o tempo inutilmente

É preciso não ocupar o tempo destinado à oração, à leitura da Bíblia; ao culto doméstico, à conversa com a família, à ida à Igreja, às visitas aos amigos, com os programas de tevê. Se isto não for possível, é melhor não ter televisor em casa. "O altar da devoção não deve ser substituído pelo altar da televisão".

3) E preciso dedicar atenção especial aos filhos
conversando com eles, mostrando por eles interesse e lhes dando o alimento espiritual que precisam, do contrário ficarão e tudo o que a ''babá eletrônica'' lhes oferece para transformá-los, mais tarde, em filhos "biônicos", sem Deus, sem amor, sem salvação.

4) E preciso não permitir que o templo de Deus seja profanado

Nós somos templo de Deus. Os olhos são as por-tas desse templo. Precisam ser puros. "Não porei COISA MÁ DIANTE DE MEUS OLHOS" (Sl 1O1.3).
FAMÍLIA ESTRUTURADA - PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS

INTRUDOÇÃO

Nos últimos anos, tem-se intensificado a escalada das drogas no Brasil. Em recente reportagem, a revista Veja chamou a atenção , em sua capa, para o problema, denominando-o o "NarcoBrasil", ou seja, o país do narcotráfico, considerado já o segundo maior consumidor de cocaína do mundo. É uma notória e triste classificação para a nossa Pátria. Em conseqüência do avanço das drogas, as famílias estão expostas ao perigo, vendo os adolescentes, jovens e até crianças, sendo usados como consumidores do tóxico. O que fazer? É uma questão a que muitos não sabem como responder. Para responder bem, precisamos saber quais as causas que levam uma pessoa a consumir drogas.

CAUSAS DO VÍCIO DAS DROGAS

São muitas as causas que levam as pessoas, principalmente os jovens e adolescentes a se envolverem com as drogas. Dentre elas, destacamos as seguintes:

1) Influência de (falsos) amigos.

O jovem, na escola ou no trabalho, relaciona-se com diversos tipos de colegas. Dentre esses, há os que são viciados, que passam para os outros a idéia de que as drogas são desejáveis; muitos, sem o devido preparo doméstico para viver em coletividade, acabam se deixando envolver, para não ser diferente do grupo, para não sofrer a pressão dos outros. Os viciados não se contentam em ficar drogados sozinhos. Eles, como os alcoólatras, os jogadores de baralho, não sabem viver sem levar outros para o abismo, como diz a Bíblia: "Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas..." (Sl 42.7).

2) Curiosidade e aventura.

O jovem é por natureza curioso. Os adolescentes costumam examinar tudo em sua volta. Ao deixaram a infância, quando viviam dominados por seus pais, em sua maioria, quando chegam à adolescência, querem se "libertar" do jugo dos mais velhos , e descobrirem o mundo por conta própria. Até certo ponto, isso é bom, pois passam a Ter uma visão própria do mundo. O perigo é que eles não sabem discernir entre o bem e o mal. A curiosidade os leva a experimentar certas coisas, dentre as quais o tóxico, que os leva para a prisão da dependência e até da morte. O espírito aventureiro do jovem, se não for bem canalizado para coisas boas, os leva ao pantanal do vício. Daí a importância de integração do jovem e do adolescentes com pessoas que lhe sirvam de padrão, de modelo sadio.

3) Desajuste familiar.

Sem sombra de dúvida, é a causa principal do envolvimento dos jovens e adolescentes com as drogas. O lar é (ou deve ser) o ponto de referência para o adolescente e jovem; o que se passa em casa serve de parâmetro para o seu comportamento em outros lugares; se eles vêm que seus pais são unidos, amáveis, e fiéis, isso serve de referência para sua vida com outras pessoas.

O lar é ponto de apoio. Toda pessoa precisa Ter seu ponto de apoio na vida. Esta é insegura e imprevisível. O dia de amanhã não nos pertence, diz a Bíblia. O adolescente em geral é inseguro, ante a realidade que o cerca. Normalmente, ele se indaga quanto ao porque de sua existência, quem ele é, por que é assim e não de outra forma; qual será o seu futuro, com quem casar, ou não; qual será sua profissão, enfim, como será o amanhã. Com tais indagações na cabeça, acaba mergulhado em questões existenciais, que exigem respostas convincentes e não apenas teoria ou doutrina vazia. Diante disso, o adolescente e o jovem precisam de ter seu ponto de apoio na vida.

E o lar é o ponto de apoio inicial para qualquer pessoa que vem ao mundo. Infelizmente há os que não sabem ou nunca souberam o que é um lar. Conheceram uma casa, um prédio, um edifício, pobre ou rico, com lama ou com piscina; com carro de luxo ou camburão da polícia na porta, e não sabem o que é um lar. Daí, ficam sem o apoio inicial para suas instabilidades emocionais e espirituais.

O lar deve servir de porto seguro para o jovem inquieto. Se ele recebe amor e carinho de seus pais; se sentem valorizados e reconhecidos, têm um auto-estima elevada, e não se deixam seduzir pelos convites e apelo de pessoas infelicitadas pelo vício. Se têm diálogo com seus pais, aprendem que eles são seus verdadeiros amigos, e não se deixam levar pelos falsos amigos da escola, da rua ou do trabalho. Porém, quando isso lhes falta em casa, acabam indo buscar inconscientemente lá fora, em ambientes poluídos pelo vício e pela prostituição.

4) A falta de Deus na vida.

Se o desajuste familiar é a causa primeira para o envolvimento com as drogas, a falta de Deus na vida é a causa-mãe de todo o problema. Quando a pessoa tem a presença de Deus em sua vida, sente força e energia interior, para fazer frente ao vício, encarado como pecado, como ofensa a Deus. Conhecemos inúmeros casos de jovens, filhos de pais separados, viciados, e até drogados, que não querem nada com o tóxico. Eles aceitaram a Cristo como seu salvador e foram libertos dos traumas familiares, e passam a ver situação do ponto de vista espiritual, reconhecendo que o mal é causado pelo Adversário de suas almas, e passam a enfrentar o problema de frente, sem medo e sem fraqueza. Cumpre-se o que diz S. Paulo: "Eis que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17).

A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS DROGAS

A Bíblia diz para os crentes: " resisti ao diabo, firmes na fé, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). Quando o jovem tem o Espírito Santo em sua vida, ele tem forças sobrenaturais para vence o mal. O vício é um agente do diabo para a destruição de vidas. Ele não pode ser combatido somente com ensino, instrução, técnica, e ações policiais. Tem que ser combatido no lado espiritual, e só Deus dá vitória contra o diabo. S. João , dirigindo-se aos jovens, diz: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" (1 Jo 2.14). Esta é uma verdade que os educadores materialistas não querem aceitar.

Num encontro de autoridades , educadores, psicólogos, havido em Natal, um jovem cristão resolveu comparecer para dar seu testemunho, dizendo que estava liberto das drogas. Ele foi barrado. Uma senhora, evangélica, que quis falar sobre o Desafio Jovem, também foi impedida de falar no encontro, pois seus promotores alegaram que não acreditavam em religião, e que ali estavam, analisando o problema das drogas sob o ponto de vista científico. Nada temos contra a verdadeira ciência, que estuda as causas e os efeitos dos fenômenos observáveis. Entretanto, a ciência não explica tudo. É limitada àquilo que pode ser percebido pelos sentidos normais do ser humano. Mas existe o lado espiritual da realidade humana, que não se explica em termos racionais.

As drogas, assim como a prostituição , as bebidas, a violência, são agentes utilizados pelo diabo para a destruição de preciosas vidas. Tudo isso tem origem espiritual e não científica, em última análise. Se as autoridades e a sociedade quer ver o problema das drogas resolvido, e o vício vencido, terá que reconhecer que as causas estão no desajuste familiar e na falta de princípios e valores espirituais na vida das pessoas, especialmente dos pais e dos jovens, que não dão valor às coisas de Deus, à igreja verdadeira e à Sua Palavra. Fora dessa perspectiva, que valoriza a parte espiritual, não há esperança nem solução para o problema dos tóxicos, que tem origem na fonte do mal , que é o diabo. Se alguém é livre de drogas, aqui e ali, muitos outros serão atraídos pelas forças diabólicas do vício. Sem Deus e sem família não há solução.

CONCLUINDO

Assim, dente as causas mais importantes que contribuem para que os jovens se envolvam com as drogas, ressaltamos que o desajuste familiar a falta de Deus na vida são as que mais concorrem para que vidas sejam destruídas. Não adiantam campanhas de educação, campanhas publicitárias dos governos, visando prevenir o problema. Na realidade elas apenas atacam os efeitos. As causas precisam ser analisadas e tratadas com realismo e coragem. A família precisa ser valorizada.
Infelizmente, na mídia, especialmente na TV, a família tradicional , nuclear, que é o modelo criado por Deus, está sendo ridicularizado, desmoralizado, em novelas, programas humorísticos e em muitos outros; em cadernos de jornais, é comum vermos articulistas exaltando o homossexualismo, a prostituição, o adultério e a fornicação como sendo coisas elevadas, atualizadas, modernas, desejáveis; enquanto que a família, o casamento e o lar são vistos como coisas ultrapassadas, "caretas", e quadradas.
Que adianta combater o tráfico de drogas se a família está sendo destruída pelos falsos formadores de opinião, nas escolas, nas faculdades, onde professores materialistas passam para os adolescentes em formação , que a prostituição de meninas e meninos nada tem de mais, desde que eles tenham o cuidado de usar a camisinha? A tão decantada "educação" sexual nas escolas, no País, está sendo transmitida por pessoas em grande maioria racionalistas e materialistas, que apenas passam instruções. É uma "educação" informativa, apenas. Que mostra o corpo, seu funcionamento, e diz que tudo é certo, nada é errado, depende da pessoa, num relativismo perigoso, que não valoriza a ética, os bons costumes e os princípios espirituais, emanados da palavra de Deus. Aliás, a Bíblia é palavra proibida na maior parte dos ambientes escolares. Com Deus fora da Escola, ela fica do jeito que o diabo gosta, pois o ser maligno tem todo o ambiente para agir nas mentes de professores e alunos, levando-os para o mal, para a prostituição e para as drogas. A juventude está necessitando de uma educação formativa, que contemple não só instruções, mas valores éticos e morais elevados, que norteem a vida deles. Ainda bem que algumas autoridades já estão despertando pelo menos para uma parte das causas do problema das drogas.
A seguir, transcrevemos um texto de um artigo de jornal, em que uma autoridade no assunto reconhece que a família precisa ser valorizada.

"FAMÍLIA CONTRIBUI COMO SÉRIA CAUSA"

A principal causa da escalada das drogas no Rio Grande do Norte, assim como em todo o Brasil, está na própria família. Essa conclusão é da presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte (Conen), delegada de policia Antônia Deusa Martins dos Santos, que aponta esse núcleo social co-mo o alvo a ser tratado, no pro-cesso de combate ao tráfico.
Segundo ela, o problema das drogas deve ser visto como uma grande árvore, que cresce continuamente. "O segredo para se matar essa árvore é atacar um ponto que está na raiz: a família'; disse Antônia Deusa, revelando que todos os casos que chegam ao Conen são de jovens perten-centes a famílias desajustadas emocionalmente. "Quando os pais chegam aqui e conversamos durante dez minutos, já dá para identificar que muitas vezes eles próprios são o motivo dos filhos terem se envolvido com drogas."
Para a delegada, maus hábitos, assim como ausência e falta de amor dos pais, aliados à concessão de liberdade exacerbada aos filhos, são as principais armas dos traficantes no momento de atrair jovens sadios para o submundo das drogas. Antônia Deusa lembrou ter caído por terra o estigma de que apenas as famílias pobres são vítimas do narcotráfico e procuram ajuda para seus filhos. "Apesar de chegarem aqui cheias de receio, as famílias de classe alta nos procuram tanto quando as pobres, simplesmente porque elas não têm escolha, precisam de ajuda."
No Conen, essas pessoas são orientadas a manter um diálogo estreito com os filhos, ganhando sua confiança e, principalmente, a impor limites a eles, como forma de protegê-los da ação dos traficantes. "Tem gente que me diz: 'Mas eu não sei porque isso acontece. Eu amo tanto meu filho, dou tudo a ele'. Não entendem que é justamente aí onde está o problema. Eles deixam os filhos fazer tudo o que querem", observa a delegada, frisando que a participação da família na prevenção e coibição das drogas é fundamental.
"No momento em que uma família se estrutura e o filho passar a enxergar os pais como amigos, ele não dará mais atenção aos traficantes, que são uma espécie de falsos amigos. Sem ter a quem vender, todo o sistema de distribuição de drogas estará prejudicado", concluiu a delegada". (Extraído do Diário de Natal, de 27 de novembro de 199).

O MENINO BRUXO: ALERTA AOS PAIS


Alguma acontece no paraíso das letras. Um livro infanto-juvenil é hoje um dos mais lidos no mundo, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos no planeta, em 35 idiomas. As aventuras de Harry Potter, um menino feiticeiro, conquistaram crianças e adultos. A autora, uma escritora escocesa sem nunca antes ter publicado um livro, J.K. Rowling, faturou US$35 milhões só no ano passado.
Os exemplares de seu best-seller juvenil vendidos no mundo inteiro renderam US$480 milhões. Quem é Harry Potter? O personagem principal das histórias de Rowling é um menino que tem uma história de vida curiosa. Quando ainda bebê, ele foi deixado à porta da família Dursley com uma carta explicando os mistérios de sua sobrevivência após um duelo que provocou a morte de seus pais. Tímido, ele cresce sob uma vida de privações, sempre se escondendo dentro de um armário embaixo da escadas e sofrendo por ver o primo, gordo e chato, ganhar sempre os melhores presentes. Mas ao completar 11 anos, ele descobre que é um bruxo e vai para a escola de Bruxaria e magia de Hogwarts, onde se inicia no mundo da feitiçaria e descobre seu passado.
Na verdade, quando bebê, ele enfrentou o mais poderoso dos bruxos, Lord Voldemort, que foi o responsável pela morte de seus pais. No confronto, alguns dos poderes de Voldemort foram transferidos para Harry, que agora carrega uma cicatriz em forma de raio na testa. O Fenômeno Quando Rowling procurou uma editora para tentar ver nas prateleiras seus livros escritos nos famosos cafés do Reino Unido, onde mora, não imaginou o que estaria presenciando anos depois. Milhões de crianças estão desenvolvendo o hábito da leitura, em plena era onde o despertar para os livros está cada vez mais difícil, devido à concorrência com os video-games e computadores.
Com uma linguagem simples e detalhada, mais para entretenimento que para literatura, como avaliam diversos escritores, os livros de Rowling já são um fenômeno. No Brasil, onde vender 10 mil cópias de um livro é sinal de sucesso, as duas primeiras sagas de Harry Potter, centenas de páginas sem ilustração, já venderam juntas 340 mil cópias. Ao todo serão sete volumes da obra, relatando a história dos sete anos de Potter na escola de Bruxos. No Brasil, foi lançado hoje (1 de dezembro) o terceiro livro, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban.
A quarta aventura da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi lançada nos EUA e Inglaterra no mês de julho, quando milhares de crianças e adolescentes fizeram fila nas livrarias durante a madrugada para comprar a edição de 752 páginas. Nunca se viu na história da literatura um livro ser vendido tão depressa. E um livro sem figuras coloridas, bem para um público mirim. As vendas começaram pontualmente à meia-noite e só em uma livraria inglesa, uma hora depois, mais de 500 haviam sido vendidos. No mesmo dia, a livraria virtual Amazon Books negociou mais de 350 mil cópias nos EUA, Inglaterra e Alemanha, ao impressionante ritmo de 14.600 livros vendidos por hora, conforme informou a revista Veja em uma reportagem sobre as peripécias editoriais do menino bruxo. Na China, onde os livros da série chegaram em outubro, a tiragem inicial dos três primeiros volumes superou 600 mil exemplares. No Japão, só a primeira aventura já vendeu de setembro até agora 840 mil cópias.
Seguindo o faro do sucesso começam a ser lançados nos EUA ainda este mês roupas, lancheiras e comidas industrializadas com a marca Harry Potter. Para 2001 está previsto o lançamento de um filme, orçado em US$130 milhões, que atraiu mais de 40 mil crianças interessadas na interpretação de um papel. Os perigos Para muitos críticos literários J.K.Rolwling é o que se pode dizer de uma ótima contadora de histórias que descobriu um enredo de efeitos impressionantes: o da fantasia, envolvendo bruxos e magos, mesclado à vida real.
Para a escritora Tatiana Belinky, que fez a adaptação do Sítio do Pica-pau Amarelo para a TV, além do estilo cativante, as aventuras de Potter alcançaram números impressionantes também pelo marketing apelativo. "Vejo Harry Potter dessa maneira: é um fenômeno de nosso tempo, mas sem fôlego para virar um clássico", opinou nas páginas da revista Época. Na visão de Belinky, os livros de Rowling são um bom entretenimento se comparado a um outro modismo, Pokémon, ao qual ela se refere como "uma bobagem". Numa era de fenômenos efêmeros que surgem sem uma origem definida e rapidamente se moldam à sociedade, influenciando seus hábitos e costumes tão rapidamente e sem que muitos sequer percebam o estardalhaço de sua universalidade, é preciso estar constantemente em estado de alerta. Nem sempre os modismos são sinônimos de qualidade, pelo menos não do ponto de vista cristão.
De forma indiscutível, as aventuras de Harry Potter trouxeram de volta ou despertaram o gosto pela leitura em milhões de crianças, um hábito saudável e fundamental para o ser humano. Como definiu Vargas Liosa na revista Veja, "é delicioso perceber que a leitura ainda é uma forma de entretenimento". Mas os segredos do sucesso de Rowlling é que são tão obscuros quanto os feitiços da bruxaria. Harry Potter encanta porque como num passe de mágica e feitiço, faz as crianças se identificarem com ele. Ele tem um professor que o persegue, um colega de classe chato, um primo que fica sempre com os melhores presentes. A história cria uma fantástica ligaçào entre o mundo real e o da fantasia, mas tem como paralelo, o universo de poder da bruxaria.
Nos livros de Rowling, o misticismo emite seus conceitos como uma brincadeira de criança. Harry Potter é seu símbolo de força. Em plena formação de caráter e personalidade, os milhões de fãs mirins de Harry Potter aprendem a ver o ocultismo com simpatia. Como qualquer outro menino ele enfrenta dificuldades, mas descobre que sua vida pode ser muito melhor quando se inicia no mundo da feitiçaria. Um livro por si só tem o poder de atribuir a seus leitores um mundo imaginário e amplo, sem limites. Emoções únicas podem fazê-lo inesquecível e marcante, uma fonte de conhecimento e uma arma nas mãos dos formadores de opinião.
Rowling cumpre esse papel incentivando a busca do conhecimento, o estudo, o amor ao próximo e amizade, mas ao mesmo tempo transporta as crianças para uma vida de ilusões onde a luta entre o bem e mal se resume a poções mágicas, vassouras voadoras, monstros, mágicas e proteções sobrenaturais. Tudo muito bonitinho e ingênuo, mas nem por isso, menos perigoso para aqueles que entendem as sutilezas do ocultismo e o que Deus quer dizer com "ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele". (Provérbios 22:6) Rosana Salviano é Jornalista do eucreio.com
REFLEXÃO
As crianças são alvo predileto do diabo. Ele quis matar os meninos de Belém, visando o menino Jesus. Graças a Deus, seu plano foi frustrado, pois os pais de Jesus obedeceram a direção divina, tirando a criança para bem longe dos que queriam destruir sua vida. Era o "projeto Herodes" em andamento.
Esse projeto continua em vigor, hoje. O diabo quer destruir as mentes infantir, levando-as a crer que existem poderes sobrenaturais que podem ajudá-las na luta entre o bem e o mal. É uma trama diabólica. Usando o mal, o inimigo das crianças faz com que elas acreditem que estão sendo ajudadas. O livro acima descrito é mais uma das armadilhas do diabo. O menino bruxo está fazendo com que milhares de crianças, no mundo, deixem de crer no poder de Deus para crer no poder da bruxaria.
Que os pais cristãos zelem melhor pela vida de seus filhos, afastando-os do "projeto Herodes", como os pais de Jesus o fizeram.