segunda-feira, 13 de junho de 2011




1ª.  Chave: Pescar Tesouros Escondidos
Textos Base:
Mateus 17:24-27.
Mateus 16: 18 e 19.

 INTRODUÇÃO: A Chave para pescar tesouros escondidos.

Jesus daria chaves de autoridade a Pedro, ele seria constituído Apostolo e para isso era necessário que tivesse experiências profundas com Jesus para que em Sua ausência fizesse o que o momento exigisse, realizando como Jesus realizaria.
Pedro foi o discípulo que caminhou mais próximo de Jesus, era o primogênito dos discípulos e assim teria que ter nas mãos essa chave diferenciada, “a chave para pescar tesouros escondidos”, uma  Chave Especial de Suprimento para edificar a Obra de Deus.
Da mesma forma um gentio chamado Ciro recebeu essa Chave dos Tesouros Escondidos para ser um supridor especial da obra de Deus e para que fizesse a Obra de Reconstrução em Jerusalem.

 A - PORQUE JESUS NOS DÁ ACESSO A ESSA CHAVE?

·   Porque o ministério apostólico e nós precisamos de uma provisão especial.
·   Porque os ímpios querem nos embaraçar com suas manipulações.
·   Porque o Senhor está nos colocando em um patamar superior e de destaque.
·   Porque Jesus não nos quer mais com dúvidas a respeito do ministério apostólico.
·   Porque não quer que passemos por humilhação diante dos ímpios.

B – DE POSSE DESSA CHAVE:

1º Temos acesso a uma provisão financeira que os ímpios não podem ter. Is.45:1-3. Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mäo direita, para abater as naçöes diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas näo se fecharäo.
2  Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.3  Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
2º Superamos em muito as exigências dos ímpios e desse mundo.Mt 17:27. Mas, para que os näo escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáters; toma-o, e dá-o por mim e por ti.
As  2 dracmas = 1estáter (requeridas pelo ímpio)
     4 dracmas = 2 estáters         
Então Jesus deu a ele a chave para trazer “o dobro” do que foi requerido
3º Nunca nos faltará nada, pois somos supridores do ministério apostólico.At.4: 33 e 34. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreiçäo do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.34  Näo havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.Is.45:4. Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que näo me conhecesses.
4º As riquezas desse mundo são colocadas aos nossos pés.At.4:33-35. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreiçäo do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.34  Näo havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35  E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Is 45:14. Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passaräo para ti, e seräo teus; iräo atrás de ti, viräo em grilhöes, e diante de ti se prostraräo; far-te-äo as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e näo há nenhum outro deus.

1º. Degrau:  O Degrau da Fé

Texto: João 5: 1-9

®    Vemos a história de um paralitico que, apesar de sua condição física – de sua limitação – era inconformado espiritualmente. Ele sabia que havia um anjo que agitava a água uma vez ao ano ali no Tanque de Bestesda, ele então pede para ser colocado naquele lugar, pois o seu desejo era ser curado
®    Ali operava um principio de primogenitura porque era o primeiro que entrasse no tanque que era curado. E a Bíblia mostra que aquele paralitico era um homem sozinho que não tinha quem o ajudasse, por essa razão estava esperando seu milagre havia 38 anos – ele não tinha a força do Corpo de Cristo e não conhecia a Jesus Emanuel. O isolamento é estratégia do diabo! Jesus então quebra aquela solidão e o faz primogênito para que ele fosse curado. E hoje aqui...
®    Aquele lugar – o Tanque de Betesda tinha 5 degraus que, espiritualmente nós temos que subir para quebrarmos toda paralisia e todo imobilismo. E o primeiro degrau – o que vamos subir hoje é o “Degrau da Fé” (Hebreus 1: 6)
SUBIR ESSE DEGRAU DA FÉ É:
1º) ESPERAR O MILAGRE
®    Essa é a nossa maneira de viver. Abraão, por exemplo, é o “pai da fé” por causa da maneira como andou com Deus (recebendo a promessa quando seu corpo já não podia gerar / a maneira como saiu de sua casa aos 75 anos – é muita fé – é andar pela fé)
2º) PARA ANDAR NESSA FÉ E SUBIR ESSE DEGRAU, EU PRECISO DA AJUDA DE JESUS
®    MC 9: 24 E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. Muitas vezes, como aquele homem, eu creio, mas eu já vivi tanto desespero com determinadas situações que é difícil enxergar que vá acontecer. Muitas vezes eu recebo a palavra da fé e creio, mas ao sair na porta já a minha carne começa a racionalizar a palavra e eu sou roubado na fé.
®    Temos que viver FP 3: 16 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.

3º) A MINHA FÉ VENCE O IMPOSSÍVELHB 11: 33-40 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leöes,34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.35 As mulheres receberam pela ressurreiçäo os seus mortos; uns foram torturados, näo aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreiçäo;36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisöes.37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados38 (Dos quais o mundo näo era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.39 E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, näo alcançaram a promessa,40 Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós näo fossem aperfeiçoados. Esses heróis da fé citados na Palavra não foram aperfeiçoados. Por que? Porque eles tinha fé, mas não viveram a fé de Jesus Cristo. Essa fé de Jesus está reservada a nós para vivermos coisas superiores porque: O Senhor Jesus disse “Tudo quanto recebi do meu Pai vos tenho dado conhecer”
E EXISTEM TRES COISAS QUE O SENHOR ESTÁ COLOCANDO SOBRE NÓS HOJE PARA SUBIRMOS ESSE PRIMEIRO DEGRAU:

1ª) UMA PALAVRA DE FÉ - “Se tu creres verás a Glória de Deus”

2ª) UM TOQUE DE FÉ - Do mesmo modo que aconteceu à mulher do fluxo de sangue. Que aconteceu àquele cego que Jesus fez o lodo e lhe aplicou nos olhos.

3ª) UMA AÇÃO DE FÉ - Jesus disse a esse mesmo cego “Vai e lava-te no Tanque de Siloé (que quer dizer “Enviado / Apostólico”)”. É impressionante porque o milagre só se completou com a ação de fé do homem, mesmo ele já tendo em seu espírito a cura do Senhor por meio da palavra  
Esse é o degrau que inicia um período de milagres poderosos do Senhor em sua vida.Uma grande caminhada começa sempre com o primeiro passo não importa quão longa ela seja. E hoje estamos aqui e vamos dar esse passo diante do senhor.
  
CAMPANHA “PARTICIPAR DA NATUREZA DIVINA DE CRISTO”

2º Dia – TOMAR POSSE DO QUE DEUS PREPAROU
Texto Base: II Pe 1.3-4 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo..”



Nós precisamos estar preparados para receber as coisas grandes que Deus tem para nós. Muita gente vive o pouco por que quando a Palavra lhes fala daquilo que é o grande de Deus acontece um bloqueio em suas vidas. Por quê? É que a cultura humana nos forma e nos prepara sempre para recebermos o pior! Essa é uma das maiores características da religiosidade. Ou ainda, nos precipitamos e não sabemos esperar aquilo que Deus preparou! Deus quer nos ensinar a tomarmos posse de tudo aquilo que já está preparado para nós –

Ef. 1.3 e 4“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;”

Hoje, nós vamos aprender com Moisés a viver essa vitória, a tomarmos posse de tudo o que o Senhor já preparou. Quando lemos a palavra, vemos que havia dois “Moisés”:  o Moisés formado no Egito, que seria o grande libertador de Israel e o que se escondeu no deserto e foi para casa de Jetro, descaracterizado, medroso, apavorado! Ex. 2.10 e 15. Agora era necessário Moisés ser realinhado ao chamado de Deus para a vida dele e tomar posse de tudo o que o Senhor lhe havia preparado. O Moisés do deserto precisava ser derrotado, para surgir o Moisés do Monte, aquele que manifestava a gloria de Deus – Ex 34.35
           
PARA FAZER MORRER O MOISÉS DO DESERTO É PRECISO: Ex 4.1-9
1- VENCER TODOS OS MEDOS
 Ex 4.2-4  Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara. Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou, e ela se tornou em vara na sua mão.”
Moisés não tinha medo de uma simples cobra. Ele era pastor de ovelhas no deserto e sabia como lidar com isso. O medo de Moises era do Egito (simbolizado historicamente pela serpente). Moisés fugia do Egito e do seu passado, e agora Deus iria curá-lo, ensinando-lhe que era do jeito de Deus e não do dele “...pega-lhe pela cauda...”. Cobras, não se pegam pela cauda, mas sim pela cabeça, mas esse é o jeito de Deus!!

2-SER CURADO DA LEPRA NOS SENTIMENTOS
Ex 4.6-7 – Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve. Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.)”
Quando Moisés enfiou a mão sob sua túnica, colocando-a sob seu seio, o seu coração, ele pode entender como estava o seu interior. Muitas vezes, Satanás, contamina de tal maneira o nosso coração que nos descaracteriza – magoa, rancor, angustias são piores que a lepra física. Mais uma vez Deus o ensina que a cura vem, mas do jeito de Deus. Moises enfia, novamente, a mão no seio e ela está completamente curada!

3-VIVER UMA RENOVAÇÃO NOS VALORES.
Ex 4.9“E se ainda não crerem a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, então tomarás da água do rio, e a derramarás sobre a terra seca; e a água que tomares do rio tornar-se-á em sangue sobre a terra seca.”
Para os egípcios, o Nilo era o que havia de mais importante, divinizado e marca de soberania. Deus, agora queria mostrar novos valores a Moises – mais poderoso e mais importante que o Nilo, era o sangue, que iria proteger posteriormente os hebreus do anjo destruidor – Ex. 12.13 “Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.”

QUANDO EU TOMO POSSE DAQUILO QUE DEUS ME PREPAROU EU:

·        TENHO VITÓRIA CONTRA TODO CATIVEIRO – Ex 12.41-42

·        TENHO VITÓRIA CONTRA TODOS OS OBSTÁCULOS – Ex 14.21-22

·        TENHO A VITÓRIA CONTRA TODOS OS MEUS INIMIGOS – Ex 14.27-28

·        CAMINHO EM DIREÇÃO À MINHA PROMESSA – Ex 15.17

·        MANIFESTO A GLÓRIA DE DEUS – Ex 34.35


CHAMAMENTO
II Co 3.7, 11 e 18 - “vs 7 - Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, vs 11 - Porque, se aquilo que se desvanecia era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece. vs 18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”
Você vai sair daqui com a autoridade sobre as obras do diabo, porque o diabo está debaixo dos teus pés, para viver a vida abundante, para vencer as oposições, e glorificar a Deus no dia da adversidade!

3º. Degrau:  O Degrau da Humilhação

TEXTOS BASE: 1PE 5.6; MT 23.12                                                                                                          
Humilhar-se é um princípio espiritual que o diabo através da religiosidade e do orgulho tem deturpado. Vemos dentro da “cultura” e dos costumes em vários segmentos da sociedade exemplos disso. São vários e vão de um extremo ao outro, infelizmente muitas vezes conseguindo permear pessoas inclusive na Igreja. São eles, o auto-flagelo (há aqueles que se auto-flagelam através da auto-comiseração, auto-piedade), conceito de que ser humilde é ser pobre, miserável ou ainda de que humilhar-se é sofrer, dentre outros conceitos conforme foi colocado, deturpados e que carregam com eles a mentira de satanás.
O QUE É DE FATO HUMILHAR-SE?                                                                                                        
Nos textos que lemos inicialmente, humilhação tem o significado de: estar sob, ser colocado em sujeição, e ainda, colocar em um lugar inferior, ser ou tornar insignificante.
Ou seja, significa o oposto do que a religiosidade pratica, pois a verdadeira humilhação é:

1ºColocar a carne no seu devido lugar. GL 5.16 e 17Digo, porém: Andai em Espírito, e näo cumprireis a concupiscência da carne.17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opöem-se um ao outro, para que näo façais o que quereis.a carne tem que estar completamente sujeita ao Espírito.
2ºSujeitar-se completamente à Vontade de Deus.  MT 26.39 , indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, näo seja como eu quero, mas como tu queres. – cumprimos com o que agrada e faz prosperar Seus Planos.1PE 5.6a – Significa sujeitar-se debaixo de um propósito e de uma cobertura espiritual e não de um propósito meramente humano.
3º Nutrir-se do mesmo sentimento que há em Cristo.FP 2.5-8; De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,6 Que, sendo em forma de Deus, näo teve por usurpaçäo ser igual a Deus,7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.JO 3.27, Joäo respondeu, e disse: O homem näo pode receber coisa alguma, se näo lhe for dada do céu.28, 30 Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu näo sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.29  Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.30  É necessário que ele cresça e que eu diminua. – sentimento que também João Batista teve.
SUBIR O DEGRAU DA HUMILHAÇÃO TRAZ PARA A TUA VIDA:                                                    
1)    O perdão e a cura do Senhor. 2CR 7.14  E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, entäo eu ouvirei dos céus, e per-doarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2)    O ser ouvido e o obter respostas de Deus. DT 10.12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senäo que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coraçäo e com toda a tua alma,

3)    O manifestar das Promessas e da Prosperidade de Deus.
DT 8.2, E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coraçäo, se guardarias os seus mandamentos, ou näo. 3 ,7-10,17,18

4)    A honra e exaltação de Deus.
1PE 5.6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mäo de Deus, para que a seu tempo vos exalte;; FP 2.9-11or isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estäo nos céus, e na terra, e debaixo da terra,11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. – Trilhamos o caminho de Cristo e somos exaltados pelo princípio da humilhação.
4º e 5º DEGRAUS - O DEGRAU DO AMOR E DO PERDÃO

Texto Base: LC 7.36-50
Jesus amou e perdoou aquela mulher.
Esses dois degraus andam juntos sempre, pois quando você sobe o degrau do amor precisa subir o degrau do perdão.
Esses são os degraus que os religiosos não conseguem subir.
Subir o degrau do amor e do perdão é:
1ª. Saber receber e liberar o perdão:
- Auto perdão – IJO 1.9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.Às vezes o Senhor já lhe perdoou, mas você não consegue se sentir perdoado por auto-acusação e complexos. (RM 8.1Portanto, agora nenhuma condenaçäo há para os que estäo em Cristo Jesus, que näo andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.)
- Liberar o perdão - MT 18.26-35  Entäo aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.27 Entäo o senhor daquele servo, movido de íntima compaixäo, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mäo dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.29 Entäo o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, näo quis, antes foi encerrá-lo na prisäo, até que pagasse a dívida.31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.32 Entäo o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.33 Näo devias tu, igualmente, ter compaixäo do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coraçäo näo perdoardes, cada um a seu irmäo, as suas ofensas.Quem não libera perdão vive nas mãos dos atormentadores.
2ª. Receber a compreensão e compaixão de Jesus.
Jesus compreendia que aquela mulher era pecadora e precisava ser liberta.O religioso acusa, mas Jesus compreende e liberta.
3ª. Receber o amor que transforma todas as coisas. (LC 7.50, E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.ICO13.4-8) O amor é sofredor, é benigno; o amor näo é invejoso; o amor näo trata com leviandade, näo se ensoberbece.5 Näo se porta com indecência, näo busca os seus interesses, näo se irrita, näo suspeita mal;6 Näo folga com a injustiça, mas folga com a verdade;7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, seräo aniquiladas; havendo línguas, cessaräo; havendo ciência, desaparecerá;Jesus a enviou e ela saiu transformada. O amor transforma tudo.
Esse amor transforma:
1º O deserto em abundância. IS 35.7-8 E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitaçöes em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.8  E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo näo passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, näo erraräo.
2º A maldição em benção.

3º Água em vinho. JO 2.7-11Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.8  E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.9  E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (näo sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.10  E disse-lhe: Todo o homem pöe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, entäo o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.11  Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.-Deus não faz mudança, mas sim transformação.Aquilo que é transformado pelo amor, não pode voltar ao estado anterior.
-O vinho que significa novidade. RM 6.4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida -O vinho que significa a alegria de que o melhor ainda estar por vir. (AG 2.9)Hoje como aquela mulher, Jesus lhe envia em paz. A glória da segunda casa será maior que a primeira, porque o amor e o perdão estão sobre a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário