quinta-feira, 29 de março de 2012

ESTUDOS BIBLICOS

O Salmo da Unidade
(Salmo 133)
Por Barry Hudson

Você já esteve em férias e visitou uma igreja onde a unidade fosse uma realidade profundamente enraizada? Esta harmonia foi claramente vista pelo interesse sincero, entusiasmo e felicidade entre os membros. Ou a igreja estava com tantos atritos que você percebeu imediatamente? A unidade entre os cristãos é, às vezes como dois porcos-espinhos friorentos encostados um ao outro; eles precisam um do outro, mas se espinham um no outro!

O Salmo 133 nos dá o lado positivo da unidade. É um cântico de ascensão que significa que quando os peregrinos subiam ao Monte Sião cantavam este Salmo juntos. Uma das razões pelas quais Deus escolheu um lugar para adoração foi preservar a unidade da nação. O pecado de Jeroboão na adoração do bezerro quebrou a unidade que aquela adoração em Jerusalém preservava.

No versículo 1, Davi diz que a unidade é boa e agradável. A palavra hebraica para agradável é usada de vários modos para a harmonia da música, para um campo coberto de trigo e para a doçura do mel. A unidade é tão doce como o mel ou tão harmoniosa como um cântico bem cantado. Davi tinha visto bastante desunião em seu tempo de modo que, quando a nação foi reunida, que gloriosa era! Algumas pessoas têm prazer no conflito, mas como precisamos desenvolver um coração que se agrada com a unidade!

Nos versículos 2-3, Davi dá duas ilustrações para descrever a bem-aventurança em tal unidade. Primeiro, ele se refere ao precioso óleo. Este óleo santo continha mirra, canela, junco perfumado e cássia. Quando o sumo-sacerdote chegava, podia-se sentir esta suave fragrância. Não era ofensiva a ninguém. É deste modo que deve ser nossa comunhão com o povo de Deus. Quando os cristãos convivem juntos em unidade, que suave fragrância isto é!

Note também que este óleo era derramado na cabeça, escorria pela barba abaixo e ia até os pés. Isto nos diz como era completa esta unção. Assim deveria ser nossa unidade: total, sem levar em conta a proeminência nem o poder das pessoas, mas amando todos os que são cristãos, não importa qual possa ser sua posição na vida.

A segunda ilustração da amenidade da unidade é o perpétuo orvalho. Duas coisas são necessárias para a formação do orvalho: umidade e frio. Sendo a Palestina próxima ao Mar Mediterrâneo, há sempre uma grande porcentagem de vapor d'água no ar. O Monte Hermom, aquele grande pico coberto de neve ao norte, provê o frio. Depois do pôr do sol, com o frio do monte Hermom, a umidade é condensada em orvalho. Se não fosse pelo orvalho no verão, toda a vegetação pereceria. No norte de Israel, os orvalhos são tão densos que as plantas e árvores são literalmente molhadas com água à noite. Assim, a montanha gigante está constantemente juntando e enviando nuvens que descem para Sião para levar orvalho à terra.

Davi pode estar dizendo que quando os irmãos israelitas do norte se unem com aos irmãos do sul em Jerusalém, para adorar a Deus juntos, é como este processo climático natural. É o que mantinha os israelitas nutridos espiritualmente quando eles se encorajavam uns aos outros nas coisas de Deus.

E assim como os densos orvalhos da Palestina refrescam e revigoram a vida das plantas, do mesmo modo, a bênção da unidade desce sobre a igreja onde as virtudes espirituais podem se desenvolver e florescer nas vidas do povo de Deus. A discórdia rompe, destrói e mata todas as virtudes mais finas que poderiam crescer facilmente sob a bênção da verdadeira unidade.

Quando os cristãos convivem em unidade, Deus pode abençoar esse relacionamento porque eles não ergueram barreiras que evitem essas bênçãos. Assim, nossa "vida" (133:3), em algum grau, depende da verdadeira unidade.

Unidade real. Não pode ser conseguida por esforço pessoal. Não vem com o entusiasmo da torcida. Não se pode fazer com que venha, mas quando todas as condições são bem apropriadas, a unidade já vem. Todos estes anos temos estado tentando produzir ou buscar unidade, mas a unidade não é algo que se possa adquirir pela procura. Ela vem por sermos um certo tipo de pessoas ¬ cristãos ¬ e então ela é apenas um sub produto do caráter que estabelecemos em nossas vidas com outros cristãos de uma mesma fé.

Teriam os cristãos de hoje em dia atingido este ideal bíblico de unidade? Que cada um de nós se pergunte: "Será que minha relação com outros cristãos oferece a fragrância do ungüento e do orvalho refrescante e sustentador da vida? Se não, o que precisa mudar?"
“O Senhor nos chama para vivermos em unidade” = União, coordenação.

1. Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se fossem irmãos ! (Jo. 17 v. 21 ao 23) = “LER” (não; se tornem um, mas o subjuntivo sejam um ou continuamente ser um).

2. Precisamos ter amigos verdadeiros, porque ninguém vive sozinho:

• O verdadeiro amigo reconhece o seu amigo não é perfeito, é cheio de defeitos, mas não deixa que isto atrapalhe a amizade. (Pv. 17 v. 09) = O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos.

• O verdadeiro amigo ama. (Pv. 17 v. 17) = Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. (Pv. 27 v. 17) = Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.

• O verdadeiro amigo diz a verdade e corrige o outro. (Pv. 27 v. 5 e 6) = Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama.

• Jamais abandone o seu amigo. (Pv. 27 v. 10) = Não abandones o teu amigo.
O verdadeiro amigo é uma benção grandiosa.

3. É como o óleo precioso que desce ! Unção de Deus

O óleo era usado na:

• Alimentação

• Para pôr nas feridas

• Para passar no corpo (perfume)

• Para iluminação

• Para ungir: doentes, profetas, sacerdotes e reis.

4. Que desce sobra à barba e sobre as suas vestes: A barba crescida era sinal de dignidade = Honra, decência. Sobre as vestes: Unção completa. A mulher ungiu o corpo de Jesus (Mt. 26 v. 07)

5. É como o Orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião

• Orvalho = Pequenas gotas de água que aparecem à noite.

• Hermom (hb) = Dedicar, consagrar. (possivelmente o Monte da transfiguração).

• Sião (hb) = Colina ressecada pelo sol. (Sl. 48 v. 02) = Alegria de toda terra.

• Monte Hermom = Monte coberto de gelo o ano todo (Monte do Ancião). Por causa do Calor parte do gelo derrete transformando em três pequenos rios o Banias, Ledã e Hasbani, os três se juntam e formam o Rio Jordão (hb) = Aquele que desce.

6. Explicação: Nós que somos o Monte Sião, nossa vida está aflita, alma cansada, ressecados (tornar a secar), sentimos às vezes sozinhos, à noite é fria e solitária, precisamos buscar do Monte Hermom o orvalho santo e o óleo precioso. Com nossa união formarmos o Jordão, porque fazendo assim, unidos, ungidos pelo óleo precioso e pelo orvalho de Hermom, nós estaremos em condições de receber as bênçãos de Senhor!

“Porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.”

Referencias:
Os textos foram extraídos das obras de Frederico Guilherme Costa "O Grau de aprendiz " Rizzardo de Camino , "O Aprendizado Maçônico".

Texto do Irm . ´ .José Castelani

Biblia Sagrada - Gênesis e Êxodo, Salmos, Evangelho Segundo S. João

A união é a mola mestra para o bom êxito em todo empreendimento. Nos negócios gera sucesso. Numa família unida, a paz, a tranqüilidade e a harmonia reinante no lar, refletem, beneficamente, na educação dos filhos, vendo o amor trasbordante dos pais.

"Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba de Arão e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre".

Para a Maioria dos historiadores, o livro dos Salmos é uma reunião de cânticos e louvores ao Senhor, e que provavelmente foram escritos por Davi, Asafe e Salomão, para Moises, a ele e aos filhos de Core, no décimo século antes de Cristo.
O termo Salmos vem do grego Psalmos e significa poema cantado com acompanhamento de instrumentos musicais. Já no hebraico essa denominação significa o livro dos Louvores, com um total de 150, sendo a maioria deles, 73 atribuídos a Davi. João Ferreira de Almeida é o responsável pela tradução das Sagradas Escrituras para a língua Portuguesa.
Considerado como o mais conhecido dos tradutores entre nos, resume, com precisão, as propriedades desses louvores: "enquanto alguns Salmos celebram a criação e outros acontecimentos históricos, uma seção particular de toda historia: os Salmos 104-106 que começam com a criação, e termina com o cativeiro" De qualquer modo, os Salmos incluem um vasto conteúdo de profecias messiânicas relativas ao sofrimento de Cristo.
Por todos esses fatores é que a abertura e a leitura do Livro Sagrado no Primeiro Grau de Aprendiz, é feita na parte central do livro, justamente no Salmo 133, também denominado Salmo do Peregrino, quando ressalta a excelência do amor fraterno.
É a peregrinação que o Maçom faz para refrigerar a sua alma; para alimentar o eu corpo espiritual; para fortalecer a sua vida. É acima de tudo, a representação da trilogia maçônica:
Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Para os hebreus temos os Salmos, enquanto para os seguidores das doutrinas orientais existem os Mantras, e para os esotéricos os Mantras e os Sons Vocálicos etc... Contudo, não é suficiente apenas ouvir sua leitura; ou sua entoação é preciso que as palavras sejam aceitas e compreendidas não só no plano físico como no plano psíquico.

1. Oh quão bom e quão suave é viverem os irmãos em união!
2. É como o óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce para a barba, a barba de Aarão, e que desce a orla de suas vestes; Verificamos, que não é qualquer óleo, mas sim um óleo precioso. E chegamos ao nome do Sacerdote Aarão. Citado nos capítulos 28 a 30 do segundo livro do Velho Testamento (Êxodo), Deus escolhe Aarão e seus filhos para o sacerdócio, determinando o modelo, o material para a confecção das vestes e demais elementos que seriam usados para o ofício sacerdotal. No capítulo 30, versículos 22 a 33, a descrição dos elementos que deveriam compor o "óleo precioso": Em 1 him (6 litros) de óleo de oliva, 500 siclos da mais pura mirra, 250 siclos de canela aromática, 250 siclos de cálamo aromático, 500 siclos de cássia e mais especiarias, tudo composto por um mestre perfumista.
Diz um historiador que estas especiarias custavam caríssimas, pois procediam de diversas regiões e de outros países. Depois de feita e mistura, passava tudo por um processo de refinamento e depuração, de modo que os seis litros iniciais, se resumiam, no final, em cerca de 600 gramas. Ao que se saiba, não há perfume hoje que custe tão caro! Além disso, o óleo precioso era para ser usado unicamente pelo Sacerdote, para santa unção, uma única vez por ano, quando o Sumo Sacerdote adentrava o Santo dos Santos. E quem se atrevesse a compor um perfume como aquele, seria extirpado do meio do povo. (vs. 33). A fórmula era
segredo da tribo de Levi, a tribo dos sacerdotes e transmitida às gerações seguintes. Dizem que quando o sacerdote vertia algumas gotas sobre sua cabeça, a fragrância se exalava por todo o ambiente, por muito tempo e até o pátio externo.

3. É como o orvalho do Hermon, que desce sobre o Monte Sião: Porque ali o Senhor derrama a sua benção e a vida para sempre! Procuremos analisa-las e desvendar o seu verdadeiro sentido, já que essas palavras inspiradas por Davi foram escritas no décimo século antes da era cristã. E em sua primeira estrofe ouvimos com emoção: "Oh quão bom e quão suave é viverem os irmãos em união” Inicia o cântico com uma exclamação de regozijo; é a preparação para a disposição de serem-lhes aceitas as palavras.
É o extravasamento da ansiedade que cada um tem, para glorificar ao Senhor; é a prece que o Orador faz, ao ler com toda veneração a Palavra de Deus, que esta sobre o Altar do Templo.
Quem as ouve, toma parte dessa exclamação; ela é penetrante e soa aos ouvidos, como um despertar. As vibrações atinge os quatro cantos da Loja, envolve todos os irmãos, que se sentem inicialmente unidos, porque participam do jubilo.
Eis aqui a primeira lição daquele que devera ser o Eterno Aprendiz. A união que faz o fraterno pela Iniciação. Toda subida como saída de nossos irmãos do cativeiro babilônico parecem a primeira vista, dolorosos, porem a visão do alto Monte é o premio da Liberdade.
Ciro liberta o povo eleito da Babilônia. Os irmãos em União caminham para Jerusalém.
O Aprendiz suporta o cativeiro da Câmara de Reflexão e começa sua viagem na direção da Jerusalém Celeste, guiado e exaltado pelos louvores da promessa suave e boa da União Interior. A dor do cativeiro não se compara com a alegria da libertação na excelência ao amor fraternal. O Versículo dois nos diz: "É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce para a barba, a barba de Arão, que desce a orla de suas vestes". Sabemos que aquele que é ungido com o azeite, passa a portar as virtudes alquímicas deste transmutador que, junto com o Mercúrio nos fará compreender o Sal da Vida e o significado solar do enxofre divino.
Os Patriarcas tinham profunda consideração pela barba, atributo do varão, que com ela, mostrava toda a sua dignidade. Não somente ter a barba, mas cuidá-la, pois não o fazendo, poderia ser considerado em estado de loucura. Era costume beijar a barba de um amigo. Ofensa grave era cortar parte ou toda a barba de alguém. Vemos, deste modo, que o óleo do ungido desce sobre a dignidade do sacrificador, sua barba, a barba de Aarão ate a orla de suas vestes. Observemos que o óleo antes de descer a orla das vestes de Aarão, deslizou pela barba, mas inicialmente derramado sobre sua cabeça, a Sede da Mente.
Colocado sobre a cabeça, em quantidade generosa esse óleo descia atingindo as barbas: os homens de meia idade e de idade avançada cultivavam longas barbas; era o caso de Aarão, irmão de Moises, da tribo de Levi e também iniciado nos antigos mistérios, atuando em todos os eventos mágicos realizados por ocasião da retirada do povo israelita da escravidão do Egito. E finalmente, o versículo 3 revela: "É como o orvalho de Hermon, que desce sobre o Monte Sião : Porque ali o Senhor derrama a sua benção e a vida para sempre!" O Óleo retratado neste Salmo é comparado ao "Orvalho de Hermon". O monte Hermon tem o significado hebraico de consagrar.
É o pico mais elevado do Ante Líbano, situado ao sudeste dos Libanos Orientais; separado desses Libanos por um profundo vale que avança para o Sul, onde tem inicio a Serra de Hermon. Sua forma é circular e abrange uma superfície de 30 quilometros. O Hermon por se manter coberto de neve o ano inteiro, desprende o orvalho que, constantemente, à noite, beneficia as regiões áridas. E os ventos que vem do Mediterrâneo conduzem esse orvalho a longas distancias para regiões áridas como Israel, Palestina, Líbano e adjacências, constituindo-se, assim, como uma benção. Assim, quando o Salmo 133 diz que o orvalho de Hermon desce sobre o Monte de Sião significa que abrange a todo Israel. A união dessas bênçãos faz com que o povo se una em amor fraternal, para que a vida lhes seja boa e agradável. É evidente que esse exemplo, embora vindo das longínquas terras bíblicas, pode ser aproveitado por todos, e em especial pela Maçonaria, que tomou o Salmo 133 como ponto de partida para o reino da felicidade. Poderíamos afirmar: "Como é bom e agradável sermos Maçons!"
É nesse clima, nessa situação de religiosidade, de consagração, aos pés do Monte Hermon, é que o Senhor ordena a sua benção e a vida, não como ato isolado, mas para sempre ou seja, para a Eternidade.

(Só que a leitura do Salmo) no REAA , é absolutamente incorreta, sendo, apenas, mais uma invenção brasileira , copiada da Grande Loja de NY, que só trabalha no Rito de York (americanizado) No REAA , em todo o mundo, abre-se o livro no Evangelho de S. João e são lidos os versículos 1 a 5 do 1º Capítulo) (O triunfo da luz sobre as trevas ).
José Castellani

EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO

Capítulo 1 - O Verbo nas suas relações com DEUS

Versículo 1° No principio existia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Versículo 2° Ele estava no principio com Deus.
Versículo 3° Todas as coisas foram feitas por ele; e sem ele nada foi feito.
Versículo 4° Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não o receberam.
Versículo 5° Houve um homem enviado por Deus que se chamava João.

Gênesis

1 Criação do mundo

Versículo 1° No principio Deus criou o ceu e a terra,
Versículo 2° A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas
Versículo 3° E Deus disse: Exista a Luz. E a luz existiu,
Versículo 4° E Deus viu que era ela boa; e separou a luz das trevas.
Versículo 5° E chamou a luz de dia e as trevas de noite
Postado por Wagner Passos às 17:37
Obediência às autoridades.


A IGREJA NO SEU DEVIDO LUGAR
VOCÊ É OBEDIENTE AO SEU PASTOR?
02/09/2007
INTRODUÇÃO-- Obedecer - Do latim "oboediscere" –
1. Sujeitar-se à vontade de;
2. Estar sob a autoridade de; estar sujeito; prestar respeito,homenagem;
3. Não resistir, ceder; 4. Estar ou ficar sujeito a uma força ou influência. (Dicionário Aurélio). O cristão que quer ter vitória em sua vida, deve ter um comportamento de obediência em relação ao seu pastor. A obediência as autoridades eclesiásticas é tão significativo quanto orar e jejuar muito. O cristão que desobedece ao pastor, com atos de rebeldia, e não reflete nas regras das autoridades, é um cristão derrotado! .
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e näo gemendo, porque isso näo vos seria útil". (Hebreus 13:17)-- Esse versículo nos mostra que a obediência ao pastor tem que ser algo imprescindível na vida do cristão. E por várias razões se tem esse respeito ao líder da igreja:
1. Por ser uma pessoa escolhida por Deus para agir como cabeça, ou seja, para se ter a organização nos departamentos;
2. Pela maturidade do pastor, pois a sua experiência, muitas vezes, excede em muito a de um membro, por isso os conselhos do pastor são baseados no que ele já viu e/ou viveu;Tem pessoas que buscam conselhos errados com pessoas erradas,depois vem cheio de carrapichos para o pastor tirar.São pessoas que ficam de galho em galho,igual macaco.Deus não abençoa macaco.
Como visto no texto aos Hebreus, eles zelam pelas nossas almas, e irão dar conta de nós. Essa obediência também não deve ser de maneira hipócrita. Não se obedece à frente da autoridade, e depois, às ocultas, desabar em murmurações. .

"Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus". (Colossenses 3:22)
Note neste versículo que a obediência deve ser "temendo a Deus", e não temendo ao homem. Não se obedece ao pastor com medo do que o pastor pode fazer, mas se obedece ao pastor temendo a Deus. Deus a tudo vê e nada fica oculto aos seus olhos.
“Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe”. (1 Timóteo 6:3) .
Mas toda essa obediência ao pastor, que é bíblica, não pode ser cega! Mas como assim cega? Veja bem, Deus jamais irá confundir a sua vida em nada. "Porque Deus não é Deus de confusão". (1 Coríntios 14:33). Nenhuma ordem de nenhum líder pode ultrapassar a Bíblia Sagrada.
“Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”. (Gálatas 1:8)
O apóstolo Paulo adverte que ainda que ELE MESMO ou até mesmo um anjo do céu pregar outro evangelho, que seja anátema - expulso do vosso meio. Ou seja, Paulo não atribui nem a ele uma obediência cega, sem base no Evangelho de Cristo. Por isso, é responsabilidade do cristão obediente, ler e estudar as Escrituras com afinco, afinal, ele vai estar obedecendo ao Senhor Jesus, que ordenou em João 5:39: "Examinai as Escrituras". Bom lembrar dos crentes bereanos de Atos 17:11, em que tudo que Paulo e Silas pregavam, eles conferiam com as Escrituras, e assim aceitavam. E a bíblia diz que eles foram mais nobres que os de Tessalônica, porque receberam a palavra. "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim". (At 17:11)

A UNÇÃO VEM DE CIMA PARA BAIXO,E NÃO DE BAIXO PARA CIMA – SALMO 133.
Essa mensagem é para edificar a igreja e liberta-la do fanatismo e do sentimentalismo.Isto porque na igreja hoje,existem muitos crentes sentimentalistas.Eles sentem tudo,menos amor pela obra de Deus e pelo seu próximo.Existem certos tipos de sentimentos que não vem para somar,vem para dividir.E esse tipo de sentimento Deus não aceita e nem eu.
V-1-3—Aqui fala de uma união que esteja debaixo da autoridade do pastor da igreja.
O pastor é o Aarão da igreja.O óleo da unção foi derramado sobre a cabeça do pastor,e depois para o resto do corpo.Deus é bem claro na sua Palavra.(II Crônicas 20:20).Profeta aqui está se referindo ao ministério pastoral.Tem pessoas que querem saber mais que o pastor
E Deus não aceita isso (Deut.18:20-22).A igreja tem que estar na visão do Arão (Pastor) da igreja.Se você estudar a Bíblia,você vai encontrar em vários lugares,que todas as vezes que o povo estava pecando,Deus sempre falou com o líder,com o cabeça.(Josué 7:10,11).Nem o com o próprio Acã que havia pecado,Deus falou,Deus falou com o líder, Josué.
Deus fala através do pastor para as ovelhas,e não através das ovelhas para o pastor.
Tem pessoas que querem inverter os valores de Deus.
Salmo 133:3—Deus nunca inverte os valores.Jamais Deus vai deixar de mostrar para o pastor quem Ele ungiu,para mostrar para um membro de igreja.Se fosse assim,Deus não precisava ordenar o pastor.
Pastor = apascentar,corrigir,dirigir o rebanho,exortar.E Deus fala através do salmista,que Ele só ordena a benção,quando a unção vem do cabeça.
Eu escrevi no jornalsinho informativo,a respeito dos irmãos que querem ser muito justos,e dei como referência (Eclesiastes 7:16).E também escrevi sobre as pessoas que querem se muito santas,vêem defeito em tudo,nunca estão contente com nada,e só criticam.(Tito 1:15).


CONCLUSÃO –Se você ainda é ovelha,não queira ter visão de pastor,que não vai dar certo.
Pastor tem coração de pastor e visão de pastor.
Ovelha tem coração de ovelha e visão de ovelha.
Cabrita tem visão de cabrita,bode tem visão de bode.
Você é ovelha ou cabrita?
Deus nos ordenou para sermos pastores de ovelhas,e não de bodes ou cabritas.
O teu dever é obedecer.(I Samuel 15:22).
Se um dia você for pastor ou pastora,você terá visão do teu ministério.Mas no ministério do pastor, quem manda é o pastor.É ele quem vai dar conta a Deus,não é você.Vamos fazer a obra de Deus.Não vamos perder tempo com profecias ,profetadas e revelações que em nada edificam.


Salmo 133

O texto
1. Cântico das subidas. Para Davi.

Vejam como é bom, como é agradável
Os irmãos viverem unidos.
2. É como óleo fino sobre a cabeça,
Descendo pela barba,
A barba de Aarão; descendo
Sobre a gola de suas vestes.
3. É como o orvalho de Hermon, descendo
Sobre os montes de Sião.
Porque aí Javé manda a bênção
E a vida para sempre.

Estrutura
O salmo 133 tem por característica o gênero sapiencial, onde é observada uma conversa didática cujo objetivo é realçar a importância do “sentar, viver” juntos. Divide-se em três partes: uma afirmação (v.1b), duas comparações (v.2-3a) e uma justificativa em forma de conclusão (v.3b).


Comentário
A primeira parte do salmo (v.1b) inicia-se com uma afirmação: Vejam como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos. A expressão “Vejam”, também traduzida por eis que, certamente indica a introdução de um aviso, de uma ordem (Gn 47.23) ou ainda de um anúncio profético (Jr 6.21; 9.6; 10.18)[1] que no caso deste salmo expressa uma chamada de atenção para o assunto seguinte: viverem juntos. O tom da poesia indica uma bem-aventurança, onde o termo tov, bom também pode ser traduzido por felicidade. O sentido do verso remete para a seguinte questão: a felicidade é o resultado de se viver junto.
Na segunda parte da poesia (v.2-3a), o salmista faz duas comparações para poder explicar a relevância do “viverem unidos”. A primeira comparação fala do óleo fino que desce sobre a barba de Aarão até a gola de suas vestes. O óleo era comumente usado com o objetivo de consagração e unção dos sacerdotes (Ex 30.22-33)[2]. É nesta imagem do sacerdócio que se encontra o ápice da comparação. Para Bortolini, “a fraternidade é um sacerdócio, uma unção que refresca e refaz a vida”[3]. Por isso, a comunhão entre irmãos é o sacerdócio que agrada a Deus. A segunda comparação (v.3a) relata a descida do orvalho do monte Hermon, que vai descendo até os montes de Sião.
O monte Hermon, na fronteira norte do território de Israel, carrega neves eternas em seu topo. De manhã, as encostas dessa montanha costumam acumular abundante orvalho. Os resultados disso não demoram a aparecer. A umidade dos ares do Hermon desce para Judéia, refrescando o clima em Jerusalém e nas colinas que a cercam, provocando névoas, nuvens e chuvas nascidas do orvalho do Hermon.[4]
Nesta simbologia, o objetivo do autor era de mostrar a fecundidade e a vida que é gerada pela fraternidade do “andar juntos”.
A terceira parte da poesia (v.3b) conclui o pensamento do salmista, onde a bênção e a vida são inerentes a uma convivência mútua do “viverem unidos”. A bênção de Deus não depende mais do sacerdote e sim do sacerdócio da comunhão entre irmãos.
[1] Siqueira, hinos do povo de Deus. 76
[2] Siqueira, tirando o pó.
[3] Bortolini, 550.
[4] Id, ibid., p.550.


SALMO 133 - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO - PARTE 2
por I.'. Antônio Guilherme de Paiva, M.'.M.'. da R.'.L.'. Charitas ll, Or.'. S. João Del-Rei, MG - Brasil
Continuação da Parte 1 deste trabalho; por favor verifique o Índice de trabalhos.
2ª PARTE

ANÁLISE INTERPRETATIVA

Rei David É preciso lembrar que o que se escreve sofre influência da época em que foi escrito. Como este trabalho consiste na análise de um dos Salmos e este por sua vez, faz parte da Bíblia, é necessário ter em mente que a mesma foi escrita a mais de 2000 anos. Fazendo uso das palavras de Pio XII, o mesmo assim se expressou, ao se referir à Bíblia:

“Nas palavras escritas dos antigos autores orientais freqüentemente não é claro, como nos escritores nossos contemporâneos, qual é o sentido literal... é imprescindível que o interprete remonte mentalmente a esses recuados séculos do Oriente... distinga e veja claro, que gênero literário, quiseram empregar e de fato empregaram os escritores daquela vetusta idade, porque os antigos orientais, para exprimir o que tinham em mente, não empregaram sempre as mesmas formas e modos de dizer que nos usamos hoje, mas sim os que corriam entre os homens do seu tempo e da sua nação “. (29)
A forma geralmente usada na poesia dos salmos se chama “paralelismo”, que é a repetição de uma idéia, com outras palavras na linha ou nas linhas seguintes. É a repetição de idéias de estrofe a estrofe. (30)Este paralelismo, nas suas várias formas, e a riqueza de comparações, é que dão graça e beleza à poesia hebraica. Será dentro desta ótica que iremos tratar da análise do Salmo 133, denominado o Salmo da Concórdia ou da Fraternidade:
"OH! QUAO BOM E SUAVE É
QUE OS IRMAOS VIVAM EM UNIÃO
É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA.
O QUAL DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE AARÃO.
E QUE DESCE À ORLA DOS SEUS VESTIDOS
É COMO O ORVALHO DE HERMON QUE DESCE SOBRE
SIÃO PORQUE ALI O SENHOR ORDENA
A BENÇAO E A VIDA PARA SEMPRE “

Saltério moderno Atribui-se a David a autoria deste salmo no qual ele exalta a beleza do fato dos irmãos estarem juntos, em harmonia.

Deve ter sido escrito e cantado, ao som de um saltério, por ocasião da festa do Tabernáculo quando os israelitas subiam até Sião = Jerusalém para orarem no Templo. David ao levar para as sua cidade a Arca da Aliança, ali organizou o serviço religioso.

Com isso não tardou que para ali afluíssem os israelitas para adorar JAVE, o Senhor.(31) É importante registrar que antes da construção do Templo de Salomão, que iria abrigar a Arca da Aliança, a mesma ficava no Tabernáculo, na cidade de David, ou seja, Sião. O Tabernáculo era o Templo dos israelitas e o centro religioso da nação hebraica.
Atribui-se a David a autoria deste salmo no qual ele exalta a beleza do fato dos irmãos estarem juntos, em harmonia. Deve ter sido escrito e cantado, ao som de um saltério, por ocasião da festa do Tabernáculo quando os israelitas subiam até Sião = Jerusalém para orarem no Templo. David ao levar para as sua cidade a Arca da Aliança, ali organizou o serviço religioso.Com isso não tardou que para ali afluíssem os israelitas para adorar JAVE, o Senhor.(31) É importante registrar que antes da construção do Templo de Salomão, que iria abrigar a Arca da Aliança, a mesma ficava no Tabernáculo, na cidade de David, ou seja, Sião. O Tabernáculo era o Templo dos israelitas e o centro religioso da nação hebraica.

1 – “OH! QUÃO BOM E SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO”

Esta primeira frase é o canto de David pela confraternização dos romeiros, que passam o dia reunido na grande esplanada do Templo. Gente de toda Israel, que mal se conhece, vinda de todas as regiões, ali se congregam como irmãos e irmãs, como membros de uma grande família, de uma mesma nação, que vive sob a alegria profunda de adorarem um só Deus, Javé = Jeová. Transportando esta imagem para os dias de hoje, não é o que vemos nas nossas romarias nas cidades de Juazeiro do Norte, Congonhas, Belém do Pará? A televisão nos mostra os muçulmanos fazendo a sua peregrinação anual às cidades de Meca, Medina. Ou, os católicos nos santuários de Aparecida em São Paulo ou de Fátima em Portugal ou em Lourdes na França? Ou a Festa da Páscoa, atualmente, na Terra Santa? .

2 – “É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA ...”
Encontramos na Bíblia, em Lev: 8.12 alusão a esta passagem que diz: “... derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Aarão e ungiu-o para santificá-lo”. Este óleo era um perfume à base de mirra e oliva usado unicamente para ungir os reis e sacerdotes, pelo que se depreende da leitura de Ex.28.15.

O verbo derramar, aí conjugado no passado “derramou” significa que o mesmo “jorrou”, isto é, sem parcimônia, sem reservas o óleo sobre a cabeça e tão abundante foi que desceu pela sua barba, daí a alusão: “e que desce sobre a barba, a barba de Aarão”. Na tradução da Bíblia vulgata, entende-se por cabeça, o ouvido, a visão, o paladar, o olfato, as mãos, ou seja, o tato. Logo a “fronte”, “a cabeça”, também significa os cinco sentidos, e o óleo derramado, a purificação dos mesmos.
Unção de um Sacerdote

Vestes dos Sacerdotes Nos diz o Ir.Minoru Tamura (32) da ARLS Ferraz de Vasconcelos, Oriente de São Paulo, referindo-se a este verso:

“A cena apresentada pelo salmista na unção de AARÃO, encerra uma simbologia majestosa. A cabeça é o emblema, o centro vital da existência; a barba é o emblema da honra, pois na antiguidade, sempre expressou honradez e probidade, principalmente no Oriente, por razões das velhas tradições; as vestes são o emblema da honestidade e pudor e de especial significado litúrgico e ritualístico.”

“E QUE DESCE À ORLA DOS SEUS VESTIDOS”

Já o Ir.Francisco Luis Nanci, (33) analisando este salmo, dá uma interpretação bem interessante, onde ele diz que num sentido mais místico e esotérico, nosso próprio corpo físico convive com vários outros corpos de natureza sutil, através dos quais nossa partícula divina, nosso Deus interior, se manifesta em suas múltiplas personalidades para poder difundir em nós sua força e sua vontade.
Que nos trabalhos em Loja Maçônica, quando todos estão unidos, harmonizados e concentrados esse “óleo precioso” vem até nossas cabeças, e nos infunde gradativamente a Energia Divina.As vestes representam o nosso corpo físico, a nossa parte externa. Conclui seu raciocínio dizendo que o óleo precioso (Energia Divina), antes de encharcar nossas vestes (nosso corpo), derrama-se sobre sua cabeça e barba (receptor das manifestações vindas da presença de Deus), até à orla dos seus vestidos (são as emanações que se distribuem por todo o nosso corpo).

3 – “É COMO O ORVALHO DE HERMON...”

Israel faz divisa pelo norte com o Líbano e a oeste com a Síria; o Monte Hermon assinala as divisas entre estes países. Pela sua altura, de 2814 metros, seus picos estão permanentemente cobertos de neve (imagem ao lado). Nas regiões desérticas, a evaporação da umidade concentra-se nas montanhas e retorna durante a noite sob a forma de orvalho, suprimindo assim a falta de chuvas e propiciando as condições para uma boa colheita e dando com isto, as condições para a fixação do homem a região Por outro ladoo degelo da neve do Monte Hermoné fonte alimentadora do rio Jordão que abastece toda a região,irrigando o solo palestino,trazendo com o alimento(benção) para o povo,pão para comer. O Monte Hermon, na visão de David, através do seu orvalho, é sinal de vida.

“QUE DESCE SOBRE SIAO...”
O Monte Sião tem aproximadamente 800 metros de altitude daí, portanto a expressão “... descer sobre Sião” querendo dizer “sobre as colinas de Sião”, porque nos salmos 87:2 e 51:18 e mais 179 vezes Jerusalém é chamada de Sião (34) No Salmo 125:1-2 há uma bela referência a este respeito:
“Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à volta de Jerusalém ,assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.” (nosso grifo)
“PORQUE ALI O SENHOR ORDENOU A BENÇÃO E A VIDA PARA SEMPRE”
David, ao conquistar a fortaleza de Sião, transportoupara ali a Arca da aliança e construiu para ela um Tabernáculo. Com isso Sião tornou-se a “cidade do Senhor”, local da Sua morada, local do seu repouso: “... este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei.” (Salmo 132;13-14)
Com a presença da Arca da Aliança, Sião tornou-se a capital religiosa dos Israelitas, um lugar santo, sagrado, conforme se depreende da leitura do Salmo 154.21 que nos diz: "... bendito seja o Senhor desde Sião que habita em Jerusalém”. David compara o óleo descendo sobre a cabeça de Aarão com o orvalho descendo sobre Sião. Aarão é sumo sacerdote, o chefe religioso da nação israelita, é a “cabeça” espiritual do povo hebreu, da mesma forma que Sião é a capital espiritual de Israel. O primeiro purifica, consagra um sacerdote para o serviço do Senhor, tornando Aarão um homem puro, justo e perfeito para as funções sacerdotais.

Na segunda imagem o orvalho sobre Sião é a água que, além de purificar, torna possível a vida ao redor de Jerusalém. É como o óleo (água) caindo sobre Aarão (Jerusalém) porque ali em Sião, (Javé), o Senhor (representado pela a Arca da Aliança) havia ordenado a Sua benção para sempre.

Entrada de Davi em Sião
O fato dos romeiros estarem ali reunidos fazia com que a benção descesse para todos. Isto para David é algo concreto. Manifesta-se na natureza, no óleo, no orvalho, nas chuvas, nas águas do Rio Jordão que irriga a terra e a torna fértil tornando possível a posse da Terra Prometida. David emprega uma linguagem prática para mostrar que Sião é o centro religioso de Israel, pois ali o Senhor havia escolhido para Sua morada.


CONCLUSÃO

O objetivo deste trabalho foi uma tentativa de analisar, dentro de um contexto histórico, as figuras de David e de Aarão e suas importâncias dentro da formação religiosa do povo hebreu, a partir do Salmo 133.

Por extensão analisei também a importância do Livro da Lei e sua divisão em Velho e Novo Testamento. Fiz uma abordagem da localização geográfica dos Montes Hermon e Sião e a inclusão dos mesmos no contexto histórico ora analisado. Por extensão do próprio trabalho não pude deixar de me referir ao papel da Arca da Aliança e do Tabernáculo. O Salmo 133 é conhecido como o Salmo da Fraternidade. A vivência desta belíssima exortação deve ser a base da nossa conduta, o sustentáculo da sociedade, não só maçônica, mas profana. A palavra divina, os ensinamentos do G A D U que devemos seguir para realizar com perfeição, chega-nos como o óleo, como o orvalho chega até Sião, pois ele mesmo nos disse para “amarmos ao próximo como Eu vos amei”.

Para David a união entre os irmãos deve ser o penhor de prosperidade, de satisfação.O Salmo, que é alusivo à concórdia, nos ensina que é bom, suave, que os irmãos vivam em união, como é agradável sentir a sensação do santo óleo escorrer pela fronte. Tanto o óleo, como o orvalho têm o mesmo sentido: ambos vem do alto, do céu, do Senhor. Cair, se entende, como se não houvesse obstáculo, pois a amizade, a fraternidade deve imperar entre todos, sem reservas, barreiras ou sofismas.

A nossa fraternidade ou aquela que entendemos como tal, não deve ter o mesmo conceito do mundo profano.Pelo próprio fato de pertencermos a uma ordem à qual juramos fidelidade, já é o bastante para torna-la diferente. Aqui o meu vizinho é meu irmão (frater) e como o orvalho que cai sem obstáculo, assim deve ser também a amizade: sem sofismas, reservas. Pois só assim fazendo, teremos a certeza de que o Senhor fará derramar a vida e a Sua benção entre nós, para todo o sempre.


Vivendo e praticando a poesia das escrituras sagradas

É pena que muita gente goste tanto do salmo 133 e somente veja o lado poético e romântico das palavras "Vivam em União" e não vejam o lado bíblico e educativo que nele se encerra.
Estudando o Capítulo
Você sabe o porquê da comparação da união com o "Óleo precioso que desce à cabeça , à barba e à orla das vestes sacerdotais"?
Conforme Êxodo 30.22-23, esse óleo era confecionado com medidas estipuladas por Deus, e eram exatas. Os ingredientes vinham até do Ceilão extremo sul da Índia; não eram encontrados nas regiões do deserto do Sinai em caminho para Canaã. Sendo um óleo Santo, só poderia ser usado para ungir as coisas santas do Tabernáculo tais como o Sacerdote, seus auxiliares, seus filhos, a tenda da congregação, os vasos, o altar, etc. Ninguém, mas ninguém mesmo, poderia usá-lo para ungir seu corpo.
Quem o usasse certamente morreria: "...não se ungirá com ele o corpo do homem que não seja sacerdote, nem fareis outro semelhante da mesma composição: é Santo, e será Santo para vós outros. Qualquer que compuser óleo igual a este, ou dele puser sobre um estranho, será eliminado do seu povo." vs 32 e33.
O Ensino do Monte Hermom
O famoso Hermom era diurturnamente coberto de gelo, de longe se avistava brilhando, a sua calota gelosa que refletia os raios solares; durante as noites de lua, o Hermom podia ser visto branquinho refletindo o luar. Quando ele recebia os ventos quentes vindos do mar mediterrâneo, o Hermom se degelava deixando correr abundantes filetes de água que formavam as nascentes do famoso rio Jordão. Durante a noite o abençoado Hermom, segregava um grosso sereno, que levado pelos ventos, caia a grandes distâncias umedecendo as férteis terras, conseqüentemente produziam em abundância, trazendo vida e bênçãos para sempre às populações vizinhas.
É este o exemplo que o hermom passa para a vida de todos irmãos em Cristo: em quaisquer circunstâncias da vida, estarmos sempre refletindo a luz do Senhor e espalhando as suas bênçãos. É isto, Hermom forma vários rios que correm para vários países; na época do salmo 133, para a Síria, Fenícia, Canaã, etc. E hoje...
Praticando o Salmo 133
Você já parou para pensar! se a união entre os irmãos é tão boa e fez tão bem, imagine a união com Deus!
E o óleo no VT (Velho Testamento), o que sigificava?
O óleo no VT em simbologia, representava o Espírito Santo. Sua confecção, conforme o salmo em relevo, precisava ser perfeita. Seu uso era exclusivo como mandou Deus em Êxodo 30. Nenhuma pessoa poderia usá-lo indevidamente.
Arão e seus filhos, os elementos do santuáruo e tudo que aí fosse santificado ao Senhor deveriam ser ungidos com esse óleo precioso. Hoje, não foge à regra; se alguém quiser ser usado pelo Senhor, se quiser ser santo, levar vida de santificação, terá que ser ungido com o "óleo Precioso".
Orvalho de Hermom representa aqui as bênçãos maravilhosas de Deus; o cuidado, a longanimidade, a benevolência, o amor e a proteção que Ele tem. Este é um dos Salmos mais lindos que a bíblia encerra. É uma verdadeira antologia espiritual. Você deve lê-lo com os olhos e a mente que o Espírito de Deus tem para você. Saiamos do romantismo, da poesia e beleza literária e entremos na esfera do espírito e da vida real, servindo ao Senhor com todas as veras da nossa alma. Amém!

Existe uma estrutura administrativa na igreja bem como no reino de Deus que deve ser obedecida rigorosamente a fim de que haja perfeita coordenação, harmonia e crescimento ordenado e simétrico do Corpo.


"Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria..." I Samuel 15:23.


A obra de Deus é a coordenação da autoridade
Autoridade espiritual não é algo que se obtém através de esforços. É concedida por Deus a quem quer que ele escolha.
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A autoridade do Policial não estar no ser humano e sim no seu uniforme ou no seu emblema.

Qual o policial sem o seu uniforme, teria autoridade para parar uma jamanta.


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O Sinal de Transito ou semáforo é uma autoridade instituída para o bom andamento do transito.

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Toda pessoa esteja sujeita as autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus. As autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste á autoridade resiste a ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Romanos 13:1-2
A coordenação é a regra; o indivíduo não é a unidade.
O trabalho de Deus tem de ser coordenado sob autoridade. Observe como Elias e Eliseu, Barnabé e Paulo, Paulo e Timóteo trabalharam juntos. Alguns eram responsáveis, enquanto os outros ajudaram.
No trabalho espiritual todos devem servir em coordenação.
Aquele que desordenadamente levanta sua cabeça, e age independentemente, está sendo rebelde; o que resulta em morte.
Deus estabeleceu Arão como sacerdote e ele foi ungido:
• Nas questões relacionadas com o culto, Arão era o chefe.
• Seus filhos eram simples ajudantes servindo no altar em obediência a Arão
• Quando Nadabe e Abiú se colocaram fora da coordenação com Arão, ficaram também fora da coordenação com Deus.
• Eles ofereceram fogo estranho; a rebeldia muda a natureza do fogo (Levítico 10:1-2)
• O significado do fogo estranho é servir sem uma ordem, é servir sem obedecer a autoridade.
• Nadabe e Abiú foram consumidos diante de Deus por terem desobedecido à autoridade.
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Todo aquele que tenta servir sem primeiro entrar em contato com a autoridade está oferecendo fogo estranho e pode ser anulado ou consumido por Deus.
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Falar contra uma autoridade representativa provoca a ira de Deus
A ofensa de Arão e Miriam contra Moisés e suas conseqüências ( Números 12 )
• E rebeldia se manifestou em lepra.
A autoridade é opção divina, não é mérito humano.
Além de obedecer a autoridade divina, seja submisso à autoridade representativa.
Ninguém pode rejeitar a autoridade delegada por Deus com uma das mãos, e receber Deus com a outra.
Coré, Datã e Abirão junto com duzentos e cinqüenta líderes da congregação, resolveram rebelar-se contra Moisés e Arão ( Números 16 )
• Arbitrariamente atacaram os dois;
• Talvez fossem honestos e sinceros no que disseram, mas falharam em ver a autoridade do Senhor;
• Consideraram o assunto no campo pessoal, como se não houvesse autoridade entre o povo de Deus;
• A rebelião de Coré, Datã e Abirão tornou-se um partido e finalmente uma rebelião coletiva ( Números 16:8-11 )
• Deus eliminou a rebeldia do seu povo;
• A rebelião é um princípio satânico. A terra se abriu e toda aquela gente que pertencia a Coré, Datã e Abirão, bem como todos os seus bens, foram engolidos ( vv. 32-33 ).
As portas do infernal não prevalecerão contra a igreja, mas um espírito rebelde abre suas portas.
Só os obedientes podem fechar as portas do inferno e produzir vida.
Os obedientes seguem a fé, não a razão.
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O fracasso na autoridade concedida é um teste para a obediência
A Obediência à autoridade deve ser a primeira lição que um membro da igreja deve aprender.
Toda atitude que implica desobediência constitui uma queda, e qualquer atitude em desobediência é rebeldia.
Desde a queda de Arão prevalece a desordem no universo; pensar que se sabe tudo é loucura da queda ( veja como o diabo induziu Eva a pecar ).
Por causa da desobediência, Adão fracassou no Éden. Na vinha Noé também foi derrotado, mas por causa de sua justiça Deus salvou a família de Noé.
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Conclusão
Deus quer se manifestar em todas as atividades da nossa igreja. A obediência é um princípio divino, abre as portas para as bênçãos. A desobediência é um princípio satânico e abre as portas para maldição.
Sempre quando o homem resiste à autoridade, Deus julga imediatamente, Deus opera na união, na harmonia e assim ordena a bênção e a vida para sempre.
(Salmos 133: 3)




ÍNDICE

INTRODUÇÃO – VALORIZANDO OS PAIS ............................................................


OS DEZ MANDAMENTOS DO NAMORO..............................................................


NAMORO . QUAIS OS LIMITES DO RELACIONAMENTO FÍSICO............................


O JOVEM CRISRTÃO E A MASTURBAÇÃO..............................................................


MASTURBAÇÃO E PECADO...................................................................................

INSTALANDO O AMOR..........................................................................................








VALORIZANDO OS PAIS



Certo filho era muito desobediente a seus pais. Como criança, viveu normalmente, ao lado dos pais, aceitando sua autoridade, mas, quando na adolescência, sofreu a influência dos amigos na escola, na rua, e tornou-se rebelde, não dando valor a seus pais. Os anos se passaram e, já casado, pai de filhos, sentiu como era difícil ser pai. E se lembrou da luta que seus pais tiveram com ele para educá-lo, orientá-lo na vida espiritual, e em todos os aspectos. Um dia, seu pai veio a falecer. Diante do caixão, ele sentia remorso, e chorava, dizendo quanto seu pai fora importante para a sua formação. Elogiou o pai, morto, dizendo palavras que nunca pensara em dizer-lhe enquanto em vida. Aquele filho só aprendeu a valorizar seu pai tarde demais. Que Deus nos ajude a ser gratos a Ele pelos pais, de acordo com Sua Palavra. Nesse pequeno estudo, desejamos que os adolescentes e jovens entendam como valorizar seus pais.


1. GUARDANDO A PALAVRA DE DEUS (Sl 119-11)

Adolescentes e jovens só poderão ser felizes, na vida, se procurarem obedecer a Palavra de Deus, lendo-a; ouvindo-a de seus pais , ou na igreja (muitos pais não são crentes). Sadraque, Mesaque e Abdênego, jovens crentes, foram lançados no fogo, e salvos por Deus, porque obedeciam a Palavra. Ester soube viver no palácio do rei, pois conhecia e obedecia a Deus.


2. OBEDECENDO E HONRANDO PAI E MÃE (Ef 6.1-3)

A Bíblia diz aos jovens: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra". "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor (Cl 3.20). A obediência é uma atitude de justiça dos filhos para com os pais e para com Deus. É agradável. Ao contrário, a desobediência desonra e é desagradável.

A honra dos filhos aos pais é garantia de futuro feliz: é mandamento; a promessa: felicidade ("te vá bem"); muito anos de vida; há muitos que morrem cedo, ou vivem infelizes, pois Deus cobra deles a desobediência à sua palavra. Essa cobrança pode vir depois, no casamento, na velhice. Em Ec 12.1, adverte a Bíblia: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento". Os jovens crentes precisam estar atentos ao que está acontecendo no mundo de hoje:

- crise de relacionamento com os pais: é ação maligna para desestruturar a
Família;

- espírito de rebeldia e desobediência aos pais: é ação do diabo para prejudicar os jovens, privando-os das bênçãos de Deus quanto a seu futuro;

- libertinagem, permissividade, fruto da (des) educação moderna; o melhor referencial é a Bíblia;

- filhos querem mandar nos pais: é subversão da ordem de Deus para a família;


3. OUVIR A INSTRUÇÃO DOS PAIS

" Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe" (Pv 1.8). É preciso saber ouvir. Não apenas escutar. Quando os pais ensinam os filhos, de acordo com a Palavra de Deus, é muito importante saber ouvir para obedecer e honrar. Em Provérbios 4.1-10, temos preciosos ensinamentos para os filhos;

"1 Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência.

2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.

3 Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe.

4 E ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive.

5 Adquire da sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.

6 Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.

7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.

8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.

10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida".


4. SENDO MOTIVO DE ALEGRIA PARA OS PAIS

"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe" (Pv 10.1). O jovem cristão precisa esforçar-se para que, no que depende de si, ser motivo de alegria para seus pais e não de tristeza. Certamente, Deus o recompensará por isso, na sua mocidade e no seu futuro. O que a pessoa planta colhe (Gl 6.7).


5. SENDO AFETIVO COM OS PAIS

"Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe..." (1 Rs 19.20). Elizeu teve a chamada de Deus, mas mostrou que amava seus pais, pedindo ao profeta que deixasse ir primeiro demonstrar seu carinho para com eles. Hoje, muitos filhos crentes são grosseiros com seus pais. Isso, além de prejudicar o relacionamento, é pecado, sendo motivo de cobrança de Deus da vida dos jovens, na mocidade ou no casamento, mais tarde. É preciso entender os pais. Eles são de outra geração. Muitos não estudaram, não tiveram condições de absorver idéias novas e conhecimentos atuais. Mas os filhos de hoje vieram ao mundo por meio deles. Por isso , precisam ser gratos a Deus, amando, obedecendo e honrando os pais.

CONCLUSÃO

Que Deus abençoe aos jovens e adolescentes, para que entendam o valor da Palavra de Deus, no que diz respeito ao relacionamento com seus pais. Quando os pais não são crentes, muitas vezes fica mais difícil, mas com a ajuda do Espírtio Santo, tudo é possível (Fp 4.13). Se são pais crentes, é preciso buscar também a graça a a direção do Senhor para que haja um viver feliz, harmonioso e feliz com eles.


Os Dez Mandamentos do Namoro


Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados. PROVÉRBIOS 14:8 A sabedoria do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar.

2. Não se prenda em um jugo desigual iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério. II CORINTIOS 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?



3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento. ECLESIASTE 11:10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade.



4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza. MATEUS 5:28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.



5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto. •I CORINTIOS 1:10 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer.



6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento. CÂNTICO DOS CÂNTICOS 7:10 Eu sou do meu amado, e o seu amor é por mim. CÂNTICO DOS CÂNTICOS 8:7 As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor. JÓ 40:10 Orna-te, pois, de excelência e dignidade, e veste-te de glória e de esplendor.


8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
PROVÉRBIOS 3:3 Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração;


9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los. •ROMANOS 13:8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.


10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro. MATEUS 28:20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.


Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.



Namoro. Quais os limites do relacionamento físico?



Até onde podemos ir no namoro? Quais os limites do relacionamento físico? Como lidar com impulsos sexuais e não desagradar a Deus ao mesmo tempo? Quantas perguntas e interrogações para nós, jovens cristãos. Sabemos que não devemos ter relação sexual antes do casamento, mas e o resto? Até onde o beijo e as carícias são saudáveis?

Infelizmente não temos um guia sobre o certo e o errado no relacionamento físico e a Palavra de Deus não diz claramente nada sobre isso, mas temos princípios que podem nos ajudar a levar um relacionamento no namoro que agrade a Deus. Uma coisa é certa: não é algo fácil mas vale a pena. Por trás de toda a obediência existe uma grande benção de Deus.

Como tudo o que existe na vida, o namoro faz parte de um processo que tem um começo e um fim. Começa com uma amizade especial, passa pelo namoro e noivado e tem como fim o casamento. É como uma corrida que tem linha de partida e chegada. O perigo é quando nos desviamos do percurso.
O relacionamento físico sempre nos leva a querer mais, e quando a intimidade se desenvolve, retroceder é quase impossível. Se você dá as mãos, vai querer abraçar, se abraça, quer beijar. Depois do beijo vem as carícias, que em pouco tempo, ficam mais íntimas. De repente, quando menos se espera, vocês se relacionam sexualmente ou quase chegam lá. Mas vocês não queriam isso, vocês queriam agradar a Deus e ter um namoro legal. O que fazer então?
O sexo tem um lugar, uma hora especial na vida de uma mulher e um homem, o que deve acontecer só depois do casamento (Hb13:4) e faz parte do final do processo. Até chegar lá, é preciso aprender a lidar com os desejos e impulsos sexuais, que são como um vulcão adormecido. Se o cutucarmos, ele acorda antes do tempo e produz estragos.

Uma coisa é importante: os impulsos sexuais foram criados por Deus, são parte da Sua benção, mas se utilizados fora do tempo, levam ao pecado, à culpa e à vergonha. Porque então acordar o vulcão? Deus está orientado em nosso padrão de namoro e pode nos dirigir e orientar, basta buscarmos sua direção. Ele anseia por casais de namorados que queiram acima de tudo, santidade. Creio que por trás de tudo isso existe algo profético e precioso para todos nós.
Jesus está voltando e poderemos ter o privilégio de testemunhar sua vinda. Mas Ele vem para encontrar sua noiva (a Igreja), sem mácula. Ele vem para nos encontrar! O nosso padrão de namoro não é uma mera questão de fazer ou deixar de fazer algo, mas reflete o nosso amor pelo Senhor e nossa vontade de honrá-lo da melhor forma. Talvez tenhamos que nos sacrificar e dizer não às coisas que todo mundo faz e que podem nos dar prazer. Mas se tudo isso é para agradar ao Senhor e honrá-lo, então deve valer a pena. Porque não? Porque não tentarmos ser diferentes do mundo em vez de aceitarmos e copiarmos seus padrões?
Que você e eu possamos erguer uma nova bandeira na área de relacionamentos. Que possamos honrar e louvar ao Senhor através de nossos namoros. "Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação." (I Tessalonicenses 4:3-7) ( Reproduzido com autorização da revista Lado a Lado) Do site eucreio.com


REFLEXÃO


Tem sido comum a pergunta feita pelos adolescentes e jovens: até que ponto podemos ter intimidades no namoro? A mensagem acima resume a resposta a ser dada.

O namoro do jovem com uma jovem cristã deve ser diferente do namoro entre jovens ímpios, que não conhecem a Deus, que se baseiam numa ética materialista e hedonista (voltada para o prazer).

É presico anotarmos que a Bíblia vê o corpo não apenas como um conjunto de órgãos humanos, biológicos. Não mostra apenas cabeça, tronco e membros. Muito mais que isso. A Palavra de Deus nos mostra que o corpo, na ótica de Deus, é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, e é PROPRIEDADE DE DEUS! E isso nos enseja enormes implicações de ordem espiritual e moral, levando-nos a fazer algumas outras perguntas com relação ao que podemos fazer com o corpo, individualmente, e no relacionamento entre namorados, noivos e mesmo entre casais.

Com relação ao namoro entre jovens cristãos, considerando que o corpo é templo do Espírito Santo, entendemos que não podem ir além dos limites da santidade, da obediência e do respeito à visão bíblica do corpo como templo do Espírito Santo. A articulista acima diz que "O relacionamento físico sempre nos leva a querer mais, e quando a intimidade se desenvolve, retroceder é quase impossível. Se você dá as mãos, vai querer abraçar, se abraça, quer beijar. Depois do beijo vem as carícias, que em pouco tempo, ficam mais íntimas", levando os namorados à prática de atos sexuais antes do casamento, o que é contrário ao princípio da santidade e da pureza do sexo entre jovens.
Outro aspecto é que o corpo é PROPRIEDADE DE DEUS (ver 1 Co 6.129,20). Se assim cremos e obedecemos a Deus, não podemos simplesmente USAR O CORPO, visando o prazer ilícito, com a prática de sexo antes do casamento.

Na verdade, o verdadeiro amor sabe esperar (1 Coríntios 13), onde lemos: "O amor...não se porta inconvenientemente, não busca os seus interesses..tudo sofre, tudo crê, tudo espera...".

Se, no namoro, os jovens não sabem esperar pelo casamento, não existe amor, mas a paixão inflamada do sexo, que se torna irresistível, e leva muitos ao pecado da fornicação.

Sabemos que não é fácil viver de acordo com esses princípios bíblicos, num mundo que não se guia pela Bíblia. A juventude de hoje é guiada de modo massificante e avassalador pelos valores materialistas, relativistas e hedonistas de nosso século. Em matéria de sexo, a única orientação é que o adolescente, mesmo de 11 ou 12 anos use a camisinha. O resto é permitido e , segundo essa filosocia, nada é errado.

Porém, se nos guiamos pela Palavra de Deus, conforme o Salmo 119.9, responderemos a pergunta: "Como purificará o jovem o seu caminho?", em outras palavras, "Até onde ir no namoro, sem pecar?", a resposta é direta e incisiva, sem arrodeios: "Observando-o segundo a tua palavra".

CONCLUINDO: O verdadeiro amor cristão anda de mãos dadas com a pureza, abraçado com a santidade, e caminhando ao lado de Cristo, em todos os momento


O JOVEM CRISTÃO E A MASTURBAÇÃO


Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre" de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças, nas roupas da moda, etc., uma comercialização do sexo. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra", ou seja, o sexo tinha uma função procriativa e fez Deus uma mulher idônea para Adão para que, dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra (Gn 2:18).
Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro vivendo uma novidade maravilhosa de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de "normal" (sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos drogados é normal, você tem que aceitar...), porque não devemos ensinar nossos filhos a se masturbarem? Não é normal?
Vamos falar de áreas cinzentas da moralidade

Ao considerar as questões sexuais que não estão especificamente relacionadas na Escritura, tenha em mente certas experiências pré-sexuais que conduzem facilmente à lascívia ou à luxúria.
Nossos pensamentos

A batalha pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos fazendo. Enchemos nossa mente com o bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.
O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade, quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é pecado - os pensamentos impuros também são pecados. As palavras de Jesus, no Sermão da Montanha, são freqüentemente citadas a este respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Não se confunda, a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também pecar com o corpo". Estes pecados não são os mesmos! Um é o pecado da mente, e em pensamento apenas uma pessoa peca. O outro é um pecado da mente e do corpo, e, com o corpo, duas pessoas pecam. Na mente, não há união física. Com o corpo, os dois chegam a se conhecer um ao outro de maneira irreversível. Note que, em Mt 5:28, Jesus menciona não apenas olhar, mas olhar para cobiçar. Isto implica um desejo ativo, imaginando uma união ou contato sexual.
Paulo diz que o crente de espírito controlado, na batalha espiritual, está "levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" (II Co 10:5). E Pedro diz: "Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios... não vos conformeis às concupscências que antes tínheis na vossa ignorância" (I Pe 1:13,14). Não podemos impedir todo pensamento impuro de entrar na mente, porém somos realmente capazes de controlar os pensamentos que permanecem e se desenvolvem.
Nossos olhos

O que nossos olhos vêem e lêem produz e controla a maior parte de nossos pensamentos. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia do corpo" (Mt 6:22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será tenebroso". Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-se ao que os olhos deixam entrar na mente.
O apóstolo João adverte contra a "concupiscência dos olhos" (I Jo 2:16). Salomão escreveu: "Dirijam-se os teus olhos para a frente e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26). Salomão também diz: "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e o poço estreito é a aventureira" (Pv 23:26,27).
Devemos nos afastar da pornografia que vem sendo despejada em nosso caminho, lembre-se: "os olhos são a candeia do corpo". Se você não resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia.
Masturbação é pecado? A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.

Masturbação é pecado?

A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.
A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.
Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10. Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas passagens não falam de masturbação.
Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes observações:
1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos u indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?
2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: " Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?
3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma falsificação, um dolo.
4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).
5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação?
Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para você, a masturbação é pecado.
Liberte-se!

O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Deus tenciona para nós. Ele nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação.
A masturbação é um problema comum. Não devemos ter medo de conversar sobre ela nem de ajudar as pessoas a superá-la. Homens e mulheres acham que é um hábito igualmente opressivo, e buscam ajuda para a superação do problema. Compaixão, e não condenação, deve ser nossa resposta.
Minha conclusão é que a masturbação não deve fazer parte da vida do crente. I Coríntios 6:18-20, Gálatas 5:19 e I Tessalonicenses 4:3-7 são passagens que falam sobre a questão do uso de nossos corpos devidamente no sexo. Embora não possamos assentar todos os argumentos que dizem que a masturbação é pecado, não podemos negar que ela é resultado da lascívia e da paixão. Mas, na liberdade da graça de Deus, podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de Deus.

INSTALANDO O AMOR



E no Setor de "Atendimento ao CLIENTE"....

ATENDENTE: Boa tarde Senhora.

Em que lhe posso ser útil ?

CLIENTE: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar. Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?

ATENDENTE: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO. A senhora encontrou seu CORAÇÃO?

CLIENTE: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora. Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?

ATENDENTE: Que programas estão funcionando, senhora?

CLIENTE: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXAESTIMA.EXE, RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.

ATENDENTE: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual. Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas. O AMOR vai reescrever BAIXAESTIMA.EXE em uma versão melhor, chamada AUTOESTIMA.EXE. Entretanto, a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente. A senhora pode desligá-los?

CLIENTE: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?

ATENDENTE: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.

CLIENTE: Ok! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente. Isso é normal?

ATENDENTE: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração. A senhora tem essa mensagem?

CLIENTE: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?

ATENDENTE: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico. A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhorias.

CLIENTE: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?

ATENDENTE: O que diz a mensagem?

CLIENTE: Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS". O que isso significa?

ATENDENTE: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum. Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO. É uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.

CLIENTE: Então, o que devo fazer?

ATENDENTE: A senhora pode achar o diretório chamado "AUTO-ACEITACAO"?

CLIENTE: Sim, encontrei.

ATENDENTE: Excelente! A senhora está pegando prática nisso!

CLIENTE: Obrigada!

ATENDENTE: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC, AUTOESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDAO.DOC e copie-os para o diretório "MEU CORAÇÃO". O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa. Também a senhora precisa apagar AUTOCRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.

CLIENTE: Consegui! Meu CORACAO está cheio de arquivos realmente puros! Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORACAO.

ATENDENTE: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando, Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.

CLIENTE: Sim?

REPRESENTANTE: O AMOR é um freeware (programa grátis).Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.

CLIENTE: Obrigada pela sua ajuda!
ue tal agora fazer um up-grade no seu coração e colocar uma versão mais moderna do AMOR? Não perca tempo, pois você deve saber que essas coisas precisam ser atualizadas quase que diariamente.

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