sexta-feira, 31 de maio de 2013

SEIS PRINCÍPIOS QUE REGEM A LEI DA SEMEADURA 1. A SEMEADURA É A ÚNICA FORMA DE INTERAGIR COM O FUTURO: GL 6:7“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” EC 11.1,2 Lança o teu päo sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque näo sabes que mal haverá sobre a terra. Sl 126:6 Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos. OS 8.7 Porque semearam vento, e segaräo tormenta, näo haverá seara, a erva näo dará farinha; se a der, tragá-la-äo os estrangeiros. MC 14 4 - Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo?5 - Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela.6 - Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo.7 - Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes.8 - Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura.9 - Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua. “É a única linguagem que o futuro reconhece” (Nós colhemos no presente aquilo que semeamos no passado, e vamos colher no futuro aquilo que semeamos no presente.) 2ª EM NOSSO CELEIRO HÁ BOAS E MÁS SEMENTES, NÓS TEMOS O PODER DE ESCOLHER QUAL VAMOS SEMEAR. Há um conflito estabelecido dentro de nós: uma parte de nós quer semear coisas ruins (semear na carne) e uma parte de nós quer semear coisas boas (semear no espírito) Gl 5.17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opöem-se um ao outro, para que näo façais o que quereis RM 7.14 -25 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.15 Porque o que faço näo o aprovo; pois o que quero isso näo faço, mas o que aborreço isso faço.16 E, se faço o que näo quero, consinto com a lei, que é boa.17 De maneira que agora já näo sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, näo habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas näo consigo realizar o bem.19 Porque näo faço o bem que quero, mas o mal que näo quero esse faço.20 Ora, se eu faço o que näo quero, já o näo faço eu, mas o pecado que habita em mim.21 Acho entäo esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. MT 7.18 Näo pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.MT 10.42 E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardäo. TG 4.17. 7 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e näo o faz, comete pecado. GL 6.7 Näo erreis: Deus näo se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupçäo; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. TEMOS BOAS SEMNETES DENTRO DE NÓS I JO 3:9 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” É fato que o presente é fruto do passado e semente do porvir Importante colocar que nem sempre a tempestade é colheita de nossos atos, podendo ser conseqüência de atos de outras pessoas. As pessoas podem fugir de outras pessoas, lugares, fatos, situações. Mas existem duas pessoas de quem nunca conseguiremos fugir: de Deus e de nós mesmos. 3. A semeadura é um ato de fé, 4. Colhemos sempre a mesma espécie daquilo que semeamos. 5. Precisamos ser constantes na semeadura da boa semente se não quisermos comprometer nossa colheita. 6. A colheita é sempre proporcional à semeadura. SEIS PRINCÍPIOS QUE REGEM A LEI DA SEMEADURA 3. A SEMEADURA É UM ATO DE FÉ: HB 11.1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se näo vêem.SL 12:6 “Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita”. ECL 11:4 “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”. GL 6:9 “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.” PV 11:8 O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar. PV 21:6 Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte. PV 12.11 O que lavra a sua terra se fartará de päo; mas o que segue os ociosos é falto de juízo. HB 11.6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.LC 21.3,4 E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;4 Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha 4. COLHEMOS SEMPRE A MESMA ESPÉCIE DAQUILO QUE SEMEAMOS. GL 6.7 Näo erreis: Deus näo se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. TG 3:18 Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz. JÓ 4:8 “Tenho notado que os que aram campos de maldade e plantam sementes de desgraça só colhem maldade e desgraça”. OS 8:7 “Eles semearam ventos e colherão tempestades”. OS 10.12,13 Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.13 Lavrastes a impiedade, segastes a iniqüidade, e comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho, na multidäo dos teus poderosos. LC 6.38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitaräo no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos mediräo de novo. LC 10 31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes façam vós, também. 5. PRECISAMOS SER CONSTANTES NA SEMEADURA DA BOA SEMENTE SE NÃO QUISERMOS COMPROMETER NOSSA COLHEITA. .ECL 11:6 Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra GL 6:9-10 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé A)A INCONSTÂNCIA TE TORNA ESCRAVO DE 6 EMOÇÕES: SOFRIMENTO, MEDO, ANSIEDADE, TRISTEZA, CULPA E RAIVA. 1ªSOFRIMENTO MT 24.28 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde näo semeaste e ajuntas onde näo espalhaste 2ª MEDO MT 25. 24-28;25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; 3ª ANSIEDADE aqui tens o que é teu. 4ª TRISTEZA 26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde näo semeei e ajunto onde näo espalhei?27 5ª CULPA Devias entäo ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. 6ª RAIVA 28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. RESULTADO DA CONSTANCIA MT 25.21 E o seu senhor lhe disseram: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. B) UMA PESSOA INCONSTANTE NADA MAIS É DO QUE UMA PESSOA QUE MUDA CONFORME AS SITUAÇÕES, CONFORME O QUE LHE É APRESENTADO. HB 2.11-14 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisäo.13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulaçäo.14 Mas, quando vi que näo andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e näo como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Tiago 1.1-8 “…homem de ânimo dobre (vacilante)… C) SUA LINGUAGEM PODE SER ESPIRITUAL, MAS NO DIA SEGUINTE VOCÊ NÃO É MELHOR QUE QUALQUER PESSOA MUNDANA. PV 3.6 ” Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. CONSELHO DE DEUS ICO 15,58 Portanto, meus amados irmäos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho näo é väo no Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário