sábado, 16 de abril de 2011

GARANTIAS DE DEUS NA VIDA DE Jeremias 31.3

GARANTIAS DE DEUS NA VIDA DE Jeremias 31.3
Onde nasceu o profeta Jeremias?Jeremias nasceu no povoado de Anatot, pertinho de Jerusalém, entre 650 e 640 a.C. Era filho do sacerdote Helcias, da casa de Eli. Talvez descendesse de Abiatar, chefe dos levitas em Jerusalém na época do rei Davi, e que foi desterrado para Anatot por Salomão, segundo 1Rs 2,26-27.
O que sabemos da infância e da formação de Jeremias?Quase nada. Parece que ele jamais assumiu qualquer função sacerdotal. Pelo contrário, denunciou duramente o papel exercido pelos sacerdotes de seu tempo. O que, por outro lado, aponta para sua rigorosa visão levítica, e possível formação, de como deveria agir um sacerdote. Consta, nesta linha, que o rei Josias (640-609 a.C.) proibira o exercício do ofício aos sacerdotes não provenientes de Jerusalém, segundo 2Rs 23,8-9.
Qual foi a influência do profeta Oséias sobre Jeremias?Não existe nenhuma dúvida acerca da influência de Oséias sobre o pensamento de Jeremias. Além dos fatores geográficos - Anatot pertence à tribo de Benjamin - e familiares - Jeremias descendia, talvez, de Eli, sacerdote de Silo - é possível que a educação de Jeremias tenha incluído os ensinamentos de Oséias.
Durante quanto tempo Jeremias atuou como profeta ?Jeremias atuou cerca de 50 anos, de 627 a ca. 580 a.C., sob os governos de Josias (629-609 a.C.), Joaquim (609-598 a.C.), Sedecias (597-586 a.C.) e Godolias/exílio (586/ca.580 a.C.). Por isso, costumamos dividir, didaticamente, sua atuação segundo estes quatro períodos.

Jeremias significa ‘elevado ou levantado por Deus’
-Introdução: O profeta Jeremias foi um homem de Deus muito perseguido. Por vezes foi preso (16.5), amarrado e lançado no fundo de um poço. Seu livro foi queimado (36.23) e teve que ser reescrito. Viu Jerusalém ser destruída por Nabucodonosor (37.1,8).
Livramento: JR 1.8 Näo temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. SL 68.20 O nosso Deus é o Deus da salvaçäo; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.SL 32,7 Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento.
2- Proteção: JR 1.19 pelejaräo contra ti, mas näo prevaleceräo contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar. ZC 12.8 Naquele dia o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles. GN 6.8  Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR
3- Força:  JR 15.20 E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejaräo contra ti, mas näo prevaleceräo contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR.JR 16.21 Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha mäo e o meu poder; e saberäo que o meu nome é o SENHOR.  II CO12.10 “Porque, quando estou fraco, então sou forte JL 3.10 Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.
4- Futuro: JR 29.11-14 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e näo de mal, para vos dar o fim que esperais.12  Entäo me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. LC 8.29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmäos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, 30  Que näo haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.
5- O impossível: JR 32.27 Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim? LC 1.37 Porque para Deus nada é impossível. MC 10.27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas näo para Deus, porque para Deus todas as coisas säo possíveis.
6- Nova Aliança: JR 32.38-41 E eles seräo o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus;39  E lhes darei um mesmo coraçäo, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles.40  E farei com eles uma aliança eterna de näo me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus coraçöes, para que nunca se apartem de mim.41  E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coraçäo
7- Resposta às orações: JR 33.3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que näo sabes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário