quinta-feira, 22 de junho de 2023

 A GLÓRIA DO SENHOR ENCHEU O TABERNÁCULO

Êxodo 40.34-38

“A glória do Senhor encheu o Tabernáculo” foi o título escolhido para esta secção do livro de Êxodo, que vai do Capítulo 36 ao 40, em que relata detalhadamente a construção criteriosa do Tabernáculo e as bênçãos que vêm junto com os DESAFIOS propostos por Deus para o Seu povo:

  • EXECUTE O PROJETO DE DEUS
  • FAÇA O SEU MELHOR PARA DEUS
  • SANTIFIQUE-SE

1º DESAFIO: EXECUTE O PROJETO DE DEUS

Em vários pontos desta história, podemos observar que Moisés ateve-se criteriosamente ao projeto que lhe foi dado por Deus. Não mudou uma vírgula. Não impôs a sua vontade pessoal.

  • “Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado.” Êxodo 36:1
  • “Fez, pois, Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o Senhor tinha ordenado a Moisés“. Êxodo 38:22
  • “Também fizeram as vestes santas, para Arão, como o SENHOR ordenara a Moisés”. Êxodo 39:1
  • “Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto ao redor; para ministrar, como o Senhor ordenara a Moisés.” Êxodo 39:26
  • “E ataram-na com um cordão de azul, para prendê-la à parte superior da mitra, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 39:31
  • Conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obraViu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.” Êxodo 39:42,43
  • “E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez”. Êxodo 40:16
  • “E introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do testemunho, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:21
  • “E sobre ela pôs em ordem o pão perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:23
  • “E acendeu as lâmpadas perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:25
  • “E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:27
  • “E pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e sobre ele ofereceu holocausto e oferta de alimentos, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:29
  • “Quando entravam na tenda da congregação, e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o Senhor ordenara a Moisés“. Êxodo 40:32
Talvez ele teria preferido uma outra forma, disposição ou cor para os objetos, mas não se atreveu a mudar o projeto divino. Qual é o nome mais adequado para esta atitude? Temor, Respeito, Confiança, Sabedoria?

Permita-me um conselho: Descubra a vontade Deus para a sua vida, confia Nele e não mude o projeto divino.

  • “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2
  • “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”. Provérbios 3:5

2º DESAFIO: FAÇA O SEU MELHOR PARA DEUS

Nestes Capítulos 36 a 40 de Êxodo podemos ver o povo de Deus fazendo o seu melhor nas seguintes áreas:

  • Material: Para esta obra, o povo doou o seu melhor: Tecido fino para as cortinas, tintas especiais para tingir os tecidos, ouro, prata, pedras e metais preciosos, peles de animais, madeiras nobres, perfumes e essências etc.
  • Cognitivo: Usaram da sabedoria e da inteligência que o próprio Deus havia lhes dado (Êxodo 36:1).
  • Afetivo: Empregaram o seu coração nesta obra (Êxodo 36:2).
  • Espiritual: Ungiram os materiais, os utensílios e as pessoas que iriam trabalhar no Tabernáculo depois da sua inauguração (Êxodo 40).

Não adianta ter os materiais e recursos necessários e saber fazer a obra de Deus, é preciso APLICAR O CORAÇÃO, fazer a obra com o coração, de todo o coração. Uma coisa, por exemplo, é um pedreiro construir uma casa, outra coisa é construir uma igreja. Deve haver um sentimento diferenciado.

“Filho meu, dá-me o teu coração.” Pv 23.26a

“Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome”. Salmos 91:14

3º DESAFIO: SANTIFIQUE-SE

E finalmente, vem a questão da Santificação de vida, presente na maioria das pregações, esquecida pela maioria dos crentes.

Além dos materiais e recursos necessários, saber fazer a obra de Deus e a aplicação do coração, é preciso cuidar da SANTIFICAÇÃO total e absoluta de tudo que pertence ao Senhor, dos objetos às pessoas.

Ao mandar ungir os materiais, utensílios e as pessoas, o recado de Deus é bem claro: “Sem santificação ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Eles se santificaram e viram o Senhor, não face a face, pois ninguém poderia sobreviver ao esplendor do Seu poder. Mas viram a chegada e a permanência da Sua glória no Tabernáculo e, em todo o percurso até a chegada em Canaã.

“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo; de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse; porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas”. Êxodo 40:34-38

Deus é santo e tudo o que diz respeito a Ele e ao Seu reino também devem ser santo. Lembrando, sempre, que santificação não é um status, trata-se de um processo que se inicia quando a pessoa verdadeiramente recebe a Cristo como seu único e suficiente Salvador.

O convertido genuíno continuará pecando, pois a carne é fraca, porém, ele não mais terá prazer no pecado, antes, dele se envergonhará. 

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. 1 João 2:1

CONCLUSÃO

Em síntese, a conclusão é óbvia e simples, para vermos a glória de Deus os desafios ainda são os mesmos:

  • EXECUTE O PROJETO DE DEUS
  • FAÇA O SEU MELHOR PARA DEUS
  • SANTIFIQUE-SE

E aí, você aceita os desafios de Deus?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário