quinta-feira, 22 de junho de 2023

 LEVÍTICO 1 – Os Holocaustos: Consagração, Santificação, Graça

“Levítico 1 – Os Holocaustos: Consagração, Santificação, Graça” é o PRIMEIRO estudo desta série que visa (re)aproximar o povo de Deus deste livro bíblico que tem sido (lamentavelmente) ignorado por muitos cristãos e líderes religiosos. Contudo, ele é tão inspirado quanto Gênesis e Êxodo, tão atual como Mateus e Apocalipse, pois a Palavra de Deus nunca caduca, perde a validade ou desvaloriza.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” – 2 Timóteo 3:16,17

“Em toda a Bíblia, não há outro livro como Levítico, com tantas palavras proferidas pelo próprio Deus”. (Andrew Bonar)

A Bíblia toda foi escrita por homens inspirados por Deus, com exceção dos Dez Mandamentos, que Deus mesmo escreveu. Em contrapartida, em Levítico, Deus “é o orador direto em quase todas as páginas, e Suas palavras foram registradas exatamente como as pronunciou. Este fato não nos deixa outra escolha, a não ser estudar Levítico com todo interesse e atenção” (Bonar).
  • “Moisés inicia este manual da adoração no tabernáculo recordando as leis de sacrifício de animais domésticos selecionados, cereais, azeite e vinho. Todos esses produtos simbolizavam o adorador israelita que, através dos atos de sacrifício, dava-se de volta a Deus de alguma maneira. Em cada sacrifício animal, o adorador colocava a sua mão sobre a cabeça da vítima, identificando-se desta forma com o animal, como que dizendo “Este animal me representa”. Os sacrifícios de animais envolviam a sua morte e, por isso, se revestiam de um simbolismo expiatório, o animal que morria no lugar do adorador pecaminoso representava a redenção da morte que este merecia.” (Bíblia de Estudo Genebra)
Algumas das LIÇÕES espirituais que podemos tirar do Capítulo 1 de Levítico, são:
  • Dedicação Total (consagração).
  • Limpeza Interna (santificação).
  • Todos podiam participar (graça).

Levítico Capítulo 1 trata das ofertas queimadas: De todas as ofertas, a oferta queimada era a mais antiga. Havia sido de uso geral entre o povo de Deus muito antes de Moisés estabelecer leis para regulamentá-la. Todo o seu ritual nos traz lições importantes.

“Não podemos adorar a Deus de qualquer maneira. Ele é Soberano, Majestoso, e nos prescreve como deve ser adorado.” (Sidney Balut, do seu comentário abaixo).

1ª LIÇÃO: Dedicação Total (consagração)

“Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.” – Levítico 1:9

Este tipo de sacrifício foi chamado de holocausto, porque toda a carne era queimada sobre o altar. Nada podia ser comido.

Ação de graças, devoção e expiação foram, de alguma forma, simbolizados nesse sacrifício, mas, de longe, a característica mais marcante era a da dedicação total ou consagraçãoA queima de todo o animal no altar simbolizava a completa devoção e dedicação dos que ofereciam (cf. Romanos 12:1).

  • Provérbios 16:3 – “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”.
  • 1 Pedro 2:9 – “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

2ª LIÇÃO: Limpeza Interna (santificação)

“Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.” – Levítico 1:9

Antes da queima, no entanto, um ritual de sangue lembrava aos oferentes que, sem expiação, eles não poderiam ter relação com Deus.

Então eles tiveram que lidar primeiro com o pecado (Levítico 1:1-5). lavagem dos órgãos internos do animal antes da queima pode ter sugerido a necessidade de limpeza interna antes de se oferecer a Deus. O sacrifício subiu a Deus como algo especialmente agradável para ele (Levítico 1:6-9).

  • Hebreus 12:14 – “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”
  • João 17:17 – “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

3ª LIÇÃO: Todos podiam participar (graça)

“Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito.” – Levítico 1:3
“E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito.” – Levítico 1:10
“E se a sua oferta ao Senhor for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos.” – Levítico 1:14

A lei não especificou um tipo único de animal para a oferta queimada. A escolha do animal dependia amplamente das circunstâncias familiares e da capacidade financeira dos ofertantes.

Embora os regulamentos iniciais fossem para animais mais caros, como gado, regulamentos semelhantes foram estabelecidos para animais menos caros, como ovelhas e cabras (Levítico 1:10-13 ). Havia até regulamentos para as aves, que eram os únicos animais que algumas pessoas pobres podiam pagar (Levítico 1:14-17) ou caçar para oferecer a Deus.

E mesmo que alguém não conseguisse nem mesmo caçar um passarinho, sabemos que o nosso Deus iria prover, assim como proveu Cristo, o Cordeiro de Deus, como sacrifício para a salvação de todos que queiram ser salvos. 

Enfim, todos que quisessem podiam participar.

  • João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
  • Romanos 3:24 – Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
  • Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

CONCLUSÃO

Algumas das LIÇÕES espirituais que podemos tirar deste capítulo são:

  • Dedicação Total (consagração).
  • Limpeza Interna (santificação).
  • Todos podiam participar (graça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário